Umidade do ar chega a 22% em Teresina e Inmet emite alerta amarelo para 201 municípios do Piauí

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com 

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, neste domingo (18), um novo alerta de perigo potencial de baixa umidade do ar para 201 municípios do Piauí. O aviso meteorológico, com grau de severidade amarelo, é válido até às 19h. 

De acordo com o órgão de monitoramento, a umidade relativa do ar pode variar entre 30% e 20% nas cidades piauienses que estão sob alerta. Por conta dessa condição, há um leve risco para ocorrência de incêndios e a saúde da população dessas localidades. 

Segundo os parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS), o nível de umidade do ar ideal para a saúde dos seres humanos deve variar entre 50% e 60%. Apesar disso, há registro de percentuais bem abaixo deste patamar em diversos municípios do estado. 

Conforme dados da Sala de Monitoramento e Previsão de Eventos Climáticos Extremos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), o índice de umidade relativa do ar chegou a 13% em Alvorada do Gurguéia no sábado (17). Confira a lista:

Alvorada do Gurguéia - 13% Campo Maior - 16% Oeiras - 16% Castelo do Piauí - 17% Uruçuí - 17% Santa Filomena - 18% Floriano - 22% Gilbués - 22% Piripiri - 22% Teresina 22% Canto do Buriti - 23% Picos - 24% Corrente - 25% São João do Piauí - 25% Paulistana - 26% Parnaíba - 33%

Problemas decorrentes da baixa umidade do ar:

Complicações alérgicas e respiratórias devido ao ressecamento de mucosas; Sangramento pelo nariz; Ressecamento da pele; Irritação dos olhos; Eletricidade estática nas pessoas e em equipamentos eletrônicos; Aumento do potencial de incêndios em pastagens e florestas.

Neste sentido, a orientação é que a população beba bastante líquido, evite exposição ao sol nos horários mais quentes do dia, faça uso de hidratante para a pele e umidifique o ambiente. 

Cuidados a serem tomados:

Evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11 e 15 horas; Umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, molhamento de jardins, etc.; Sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol, em áreas vegetadas, etc.; Consumir água à vontade.