Mestre internacional de xadrez visita escola pública em Teresina

Foto: Ascom

A Escola Municipal Clidenor de Freitas Santos recebeu na manhã deste sábado, 17 de agosto, a ilustre presença do campeão de xadrez Roberto Molina. O evento contou com a presença da professora de xadrez do Escolão do Mocambinho, Luciana, com a presença da professora formadora, Hilda Mara e do corpo docente da escola Clidenor de Freitas Santos. O evento teve como objetivo aproximar o xadrez real, o xadrez esportivo técnico, para alunos e professores, bem como ressaltar a importância da disciplina no currículo de Teresa.

Roberto Molina é um enxadrista brasileiro, Mestre Internacional de Xadrez, vencedor do Campeonato Brasileiro de Xadrez em 2018. Molina também foi campeão brasileiro universitário no ano de 2004 e campeão mineiro absoluto no ano de 2019. Está em Teresina participando do Aberto do Brasil, taça Teresina.

Roberto Molina falou um pouco sobre sua história com o xadrez, dos benefícios cognitivos que o esporte traz como disciplina escolar, das inovações tecnológicas disponíveis para se estudar xadrez (sites como Lichess, Ches.com, Chessgame, Casa do Xadrez), e deu uma aula sobre TEMAS TÁTICOS, assunto que será visto durante os meses de agosto a setembro nas unidades de ensino de Teresina. A tecnologia é um fator forte para o desenvolvimento das aulas.

O palestrante também revelou que o xadrez é uma preparação para a vida. Que você deve ter dedicação, força para enfrentar as dificuldades e saber fazer escolhas certas sem culpar terceiros por seus erros. Segundo o campeão, “O melhor jeito de melhorar é estudar quem já deu certo.”

A novidade para Teresina e as escolas da rede é que a E.M Clidenor de Freitas Santos tornou-se a primeira escola do Piauí a receber um mestre internacional de xadrez com direito a aula e partidas entre seus alunos. Para a coordenadora da escola, o que impressiona é a simplicidade e carisma que ele (Roberto Molina) transmite para nós.  Ter dedicado duas horas de aula, de conhecimento teórico e prático para nossos alunos e professores.

Ainda durante o evento, Roberto Molina jogou duas partidas com as alunas do 9° ano, Ainoane Raiane e Layane Ribeiro.

Todo o evento foi realizado por meio da colaboração da equipe gestora, diretora Lindoneide de Araújo, coordenadora Jaciara Machado,  e professores David Carvalho e Suanara, e da bibliotecária da escola, Elessandra. A finalização se deu com um coffee-break financiado por toda a equipe de professores.