Piauí registra mais de 500 focos de incêndio em agosto; Bombeiros fazem alerta

Foto: divulgação

O Piauí já registrou no mês de agosto 515 focos de incêndio. Os dados são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais que realiza o monitoramento de focos ativos por estados do Brasil. O número de incêndios gera um alerta, principalmente pelo registro da baixa umidade e calor nesta época do ano no Piauí.

“Na primeira metade do ano a gente tem chuvas e uma umidade relativa do ar bem maior do que agora no período do B-R-O Bró e os meses que o antecedem. Fora o aumento de temperatura. Então são dois fatores que, junto com a vegetação que está mais seca, aumenta e muito a incidência desse tipo de ocorrência”, explica o Tenente Pedro Bento, do Corpo de Bombeiros.

Segundo o Corpo de Bombeiros, os registros nesta época do ano costumam ser 10 vezes maiores. Nos oito meses de 2024, o Piauí já registra 1945 incêndios.

Bombeiros orientam para evitar queimadas

O Corpo de Bombeiros do Piauí faz um alerta para os focos de incêndio, principalmente em regiões com vegetação mais aberta. As orientações incluem o uso correto das técnicas de asseio, a poda adequada das árvores e o manejo correto de resíduos orgânicos, práticas que são fundamentais para reduzir os focos de incêndio.

“O Corpo de Bombeiros reforça que a colaboração dos proprietários rurais é essencial para garantir um impacto positivo nas políticas de preservação ambiental”, afirma o órgão.

Baixa umidade traz alerta

O Piauí segue com alerta de baixa umidade. De acordo com o mapa do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) a umidade deve ficar entre 20% e 30% nesta terça-feira (20) entre às 11h e 20h (Veja o mapa abaixo).

A recomendação é que se beba bastante líquido, evite desgaste físico nas horas mais secas e evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.