Programa Piauí Saúde Digital ultrapassa a marca de 100 mil atendimentos

Foto: Governo do PI

O Programa Piauí Saúde Digital, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), atingiu a marca de 106.672 mil atendimentos. Implantado em 2023, o programa já está disponível para 1.946.358,00 milhões piauienses, em nove territórios de saúde.

Ao todo, 184 cidades já estão com o serviço de telemedicina implantados. Até o fim do ano, a Sesapi pretende ofertar o programa para 222 municípios em todas as regiões de saúde do Piauí.

“Já estamos com os atendimentos sendo realizados em 1.033 Unidades Básicas de Saúde. O Piauí Saúde Digital está levando um serviço inovador ao alcance da população”, destaca o diretor da unidade de saúde digital da Sesapi, Gabriel Mauriz.

Foram realizados 17.296 atendimentos com clínico geral, 15.573 com médicos especializados e 73.803 laudos médicos foram prescritos. “Este programa, pioneiro no Brasil e reconhecido pelo Ministério da Saúde, busca ampliar e melhorar a rede de serviços de saúde, com uso da telemedicina e outras tecnologias digitais, garantindo assim o acesso à saúde de qualidade para toda a população piauiense”, ressalta o  superintendente da Rede de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campelo.  

O Piauí Saúde Digital já está disponível para piauienses na Planície Litorânea, Cocais, Carnaubais, Entre Rios, Vales dos Rios Piauí e Itaueira, Vale do Sambito, Chapada Vale do Rio Itaim, Vale do Rio Guaribas e Chapada das Mangabeira.

“Com o programa ofertamos acesso a atendimento médico de qualidade, via SUS, de qualquer lugar, por meio da teleconsultas e telediagnóstico. Nosso objetivo é expandir e melhorar a rede de serviços de saúde, sobretudo, da atenção primária, e sua interação com os demais níveis, fortalecendo as redes de atenção à saúde do SUS”, lembra o secretário de Estado da Saúde, Antonio Luiz.