Em audiência, nova empresa de lixo de Teresina confirma que vai dispensar 600 trabalhadores

Foto: Yala Sena

Em audiência de conciliação no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), a nova empresa de lixo – consórcio Recicle Aurora, de Fortaleza (CE), confirmou que não poderá contratar cerca de 600 trabalhadores. Atualmente, 2.600 coletores de lixo trabalhavam na Litucera, empresa que saiu da operação por decisão judicial. Na reunião, a Recicle disse que irá recontratar 2 mil pessoas para trabalharem na coleta de lixo em Teresina.

Cidadeverde.com tentou falar com a Litucera e a Recicle Aurora e não obteve resposta e deixa espaço aberto para esclarecimentos. 

O presidente do Sindicato dos Empregados das Empresas de Asseio e Conservação no Piauí, Jonatas Miranda, disse que a Litucera propôs parcelar em 15 meses a rescisão contratual dos trabalhadores.

“A Litucera ficou de pagar a multa de 40% do FGTS e fez uma contraproposta de pagar em 15 meses, após reclamação disse que pagaria em 10 meses, mas o sindicato não concorda”, disse Jonatas. 

A crise na coleta de lixo levou prejuízo na cidade. Após decisão judicial, a empresa de Fortaleza atua no serviço há cerca de um mês.

Os novos recontratados irão trabalhar na coleta de lixo, na capina, varrição, áreas verdes e bueiros.

“O Sindicato vai acompanhar a recontratação que serão o mesmo pessoal da Litucera e não vai aceitar indicação política”, disse Jonatas Miranda. 

Participaram da audiência de conciliação, representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semduh), dos dois consórcios e Procuradoria Municipal. O desembargador Manoel Edilson mediou a audiência.  

Leia também:

TJ-PI confirma decisão que suspendeu contrato de empresa de coleta de lixo em Teresina Litucera não poderá participar de nova licitação emergencial com a Prefeitura de Teresina, diz TJ Justiça determina que Prefeitura de Teresina suspenda contrato emergencial da coleta de lixo