Estudantes da Uespi reclamam que volta do período será de forma remota por conta de exame do TAF no campus

Foto: Arquivo Cidadeverde.com

Estudantes do campus Torquato Neto da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) em Teresina se manifestaram nas redes sociais denunciando que o retorno do período letivo, marcado para esta quarta-feira (28), vai acontecer em forma de aulas remotas porque o campus está sendo usado para o exame do Teste de  Aptidão Física (TAF) do concurso da Polícia Militar.

O Cidadeverde.com entrou em contato com a Uespi e solicitou esclarecimentos, mas até o fechamento da reportagem, não houve resposta. O espaço segue aberto para as explicações.

Segundo o diretor de Assistência Estudantil do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Uespi, Natanael Pereira, os estudantes foram surpreendidos com a decisão porque não houve uma comunicação oficial da instituição e porque muitos alunos do interior já haviam retornado para Teresina por conta da volta às aulas.

"Essa é uma decisão que prejudica muitos estudantes porque foi tomada já de última hora, mostrando uma falta de planejamento da instituição, enquanto tem muitos estudantes que vêm de outras cidades, até outros estados, para começar o curso, e amanhã muitos vão chegar, inclusive porque vão na universidade, pensando que vai ter aula porque a instituição até o momento não publicou no site ou no Instagram, inclusive sobre isso. Somente fez um despacho para as coordenações, falando sobre", citou.

        Ver esta publicação no Instagram                      

Uma publicação partilhada por DCE UESPI (@dceuespi)

 

A Associação do Docentes da Uespi (ADCESP) também se manifestou por meio de nota, informando que foi enviado um documento às coordenações sobre a realização de aulas remotas nos turnos da tarde e noite no período de 28 de agosto a 11 de setembro, por conta do isolamento de quatro centros do campus para o Exame de Aptidão Física do Concurso da Polícia Militar do Piauí.

"A ADCESP compreende a importância do Concurso e do Exame de Aptidão, contudo, vem por meio desta nota declarar sua posição contrária à decisão da Reitoria em relação ao retorno das aulas de forma remota e solicitar que outra alternativa seja buscada para preservar a atividade do concurso e a regularidade no início do semestre 2024.2, que se inicia após 72 dias de distância do final do semestre anterior", diz trecho do posicionamento da ADCESP.

Os centros que deverão ser isolados são os de Ciências Humanas e Letras (CCHL), de Educação, Comunicação e Artes (CCECA), de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) e da Natureza (CCN).

Ainda conforme o estudante, alguns cursos não têm condições de ter aulas remotas e devem ficar sem aulas por aproximadamente duas semanas, que é o período requerido para o isolamento. 

"Muitos desses cursos estão suspendendo as aulas porque não tem condições de dar aula online, tendo em vista que é um período muito curto para se planejar em relação às aulas remotas, então muitos estudantes vão ficar sem assistir à aula e vão ficar desassistidos pela instituição", denunciou.

 

        Ver esta publicação no Instagram                      

Uma publicação partilhada por Adcesp Uespi (@adcesp)