Mãe deixa filhos de 1 e 5 anos trancados com idosa doente em Teresina

Uma mãe, identificada como Samara, 22 anos, deixou seus dois filhos (de 1 e 5 anos) trancados com uma idosa, que seria doente mental, durante todo o domingo(30). Eles estavam numa casa no residencial Mário Covas, zona Sul de Teresina. Os vizinhos chamaram a polícia.

Segundo Simone, uma vizinha, Samara teria saído ainda pela manhã e até às 18h30 horas não teria retornado para casa. Ela afirma que as crianças e a senhora, identificada como Francisca, de cerca de 70 anos, estariam sem se alimentar desde cedo. Quando a polícia chegou, eles conseguiram retirar as duas crianças pelas grades e acionaram o Conselho Tutelar que levou os dois.   A coordenadora do Conselho Tutelar III, Ana Flávia, informou que as crianças foram encontradas em risco e vulnerabilidade social, próximas a lama e sem alimentação. A idosa teria sofrido AVC e por isso estaria com a locomoção restrita e com problemas mentais.

O casal de um ano (o menino) e cinco anos (a menina) serão encaminhados ao Lar da Criança, enquanto não se resolve a situação. “Até agora a mãe não havia chegado na residência e o que soubemos é que ela teria saído para beber”, disse a conselheira.

Os vizinhos declaram que já ligaram para Samara, mas ela não atende aos telefonemas. “Quando atende bota um marcho para falar [sic]”, disse Simone. Ela afirma ainda que estão tentando abrir o portão para dar comida à idosa que continua na casa.

Lotação

Apesar de encaminhar os dois menores para o Lar da Criança, a conselheira disse que o local está super lotado. Segundo Ana Flávia, o Lar que possui vaga para 50 crianças, com a chegada dos dois estará abrigando 75 menores.

“Amanhã teremos uma reunião entre conselhos tutelares, promotoria e juizado da Criança e do Adolescente para decidirmos quais as providências tomar, por conta dessa super lotação. É uma situação lamentável”, declara a conselheira.     Caroline Oliveira carolineoliveira@cidadeverde.com
Tags: