Historiador fala da importância de Alberto Silva para o Piauí

O historiador Fonseca Neto, professor da UFPI, declarou sua admiração pela capacidade inventiva do ex-governador Alberto Silva, nos seus 68 anos de vida pública. Para o professor, Alberto foi um dos governadores que mais mexeu com as estruturas físicas e mentais do Estado.  

Bem à frente do seu tempo, como costuma-se tratar pessoas que antevêem comportamentos e atitudes, Alberto Silva deixou um legado de obras físicas que poucos tiveram a ousadia de planejar. "A UFPI, criada em 68 e instalada em 71, teve seu terreno comprado por Alberto e repassado ao governo federal. Diziam que ele era louco porque ninguém sabia o que era universidade. Trouxe um sociólogo de 29 anos para ser reitor, isso chocou. Nenhum pai queria colocar os filhos para estudar lá. Isso tudo demonstra vontade de romper limites", comentou.

O historiador lembra ainda a criação do Parque Zoobotânico, na década de 70. "Naquela época nem se falava em meio ambiente e ele construiu o Zoobotânico. Falava-se era em derrubadas de florestas para abrir o desenvolvimento", afirmou.

Leilane Nunesleilanenunes@cidadeverde.com

Tags: