Dalton Macambira desmente Heráclito e diz que vai para Copenhague

O secretário de Meio Ambiente do Estado, Dalton Macambira, desmentiu o senador Heráclito Fortes (DEM) de que o Piauí não teria um representante na Conferência Mundial do Clima que acontece em Copenhague na Dinamarca.

Dalton Macambira disse que irá viajar no dia 12 e levará na mala as propostas que o governo do Estado está realizando no Piauí.

Segundo ele, serão apresentados os projetos de combate à desertificação de Gilbués, a contenção das dunas da Lagoa do Portinho, controle dos poços jorrantes de Cristino Castro, além de propostas como: o Bolsa Verde, onde serão pagos R$ 120,00 para os agricultores que evitarem o desmatamento; o Programa Estadual de Contratações Públicas Sustentáveis, onde a madeira comprada pelo poder público deverá ser de origem conhecida; a substituição do combustível comum pelo bicombustível em veículos públicos, das lâmpadas incandescentes pelas fluorescentes e do papel branco por reciclado.

Outra medida que será apresentada na Conferência é sobre o inventário das emissões de gás carbônico dos órgãos do governo e o que eles estão fazendo para compensar a emissão, começando pelo Palácio de Karnak, depois Semar e Secretaria de Administração.

“Vamos fazer parte de uma equipe de 600 pessoas que foram credenciadas no Brasil para participar da Conferência. Na próxima semana iremos discutir e firmar os acordos que deverão ser elaborados pelos diplomatas durante esta semana”, declarou Dalton. Caroline Oliveiracarolineoliveira@cidadeverde.com