MEC pode realizar novo Enem em janeiro

O presidente da Comissão Permanente de Seleção (Copese), Gilvan Lima, afirmou ao CidadeVerde.com que o Ministério da Educação estaria pensando em realizar uma nova prova do Exame Nacional de Ensino Médio em todo o país já no mês de janeiro. O motivo seria o alto número de abstenção na prova que 37,7%, segundo o MEC.

“Não há nada oficial, mas havia os comentários sobre essa possibilidade. Tudo ainda vai depender de uma decisão do MEC”, afirma Lima, que participou de uma reunião com representantes do ministério antes das provas do ENEM acontecerem, em novembro deste ano.

Sobre a extinção do PSIU e adoção total do Enem como forma de ingresso na UFPI, Gilmar Lima é cauteloso. “Ainda é cedo para decidir. Pode ser que o vestibular retorne ao modelo antigo ou o PSIU reinicie as provas da primeira etapa no próximo ano”, afirma, acrescentando que o Enem também poderá ser utilizado, mas ressalta alguns problemas como o vazamento das provas e a falta de conteúdo local. 

Segundo ele, a vantagem do ENEM é a mobilidade que proporciona ao candidato que pode escolher entre cinco cursos de universidades diferentes em todo o país. “O problema que é reclamação de muitos professores é o desinteresse pelos temas regionais, que não serão mais abordados”, descreve.Carlos Lustosa Filhoredacao@cidadeverde.com

Tags: UFPIPSIUENEM