Mais de 50 mil pessoas retiraram o nome da lista do SPC em Teresina

Segundo a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Teresina, o número de nomes que deixaram a lista do Serviço de Proteção ao Crédito, SPC, no mês de dezembro de 2009 foi 54.920.

O balanço do ano ainda está sendo elaborado pela CDL, mas somente no comparativo entre os meses de dezembro de 2008 e 2009, constatou-se um crescimento de 21,5% na quantidade de pessoas que quitaram seus débitos.

A quantidade de consultas feitas no SPC pelos lojistas também aumentou no último mês de 2009. Em novembro foram 102.257 consultas e em dezembro o número foi 126.802. O número de consultas não é igual ao número de vendas realizadas, pois existem outras opções de pagamento.

Para a Gerente do SPC em Teresina, Eline Reverdosa, o pagamento do 13º salário e o período do fim de ano favoreceram para o crescimento do número de pessoas que deixaram a lista do SPC. "O mês de dezembro é o mais movimentado para o comércio. As pessoas querem poder fazer compras sem problemas com o crédito. E também tivemos o pagamento do 13º, o que ajuda na quitação de dívidas".

Segundo Eline Reverdosa, esse crescimento é gradual, começando pelo mês de setembro. Em novembro de 2009, o SPC retirou da lista de devedores, 40.648 pessoas.

A consulta, inclusão ou retirada do nome de um cliente no SPC é feita pelo estabelecimento através da internet. Cada associado possui um login e senha para acessar o sistema. A sede do SPC não realiza esse procedimento, mas informa ao cidadão, por meio do CPF, se há ou não algum débito e em qual loja.

A operação para retirar um nome do SPC leva 24h ou mais, dependendo da empresa. No caso de filiais, o pedido é enviado e liberado pela matriz.

Mário Meloredacao@cidadeverde.com