TRE terá comissão para investigar propaganda eleitoral fora de época

Na manhã desta quarta-feira o novo presidente do TRE (Tribunal Regional Eleitoral), desembargador Raimundo Eufrásio, deu sua primeira entrevista coletiva e anunciou as novidades para o ano eleitoral. Eufrásio aproveitou ainda para lembrar aos partidos o prazo para apresentação das candidaturas. Até as 19h do dia 5 de julho, devem estar cadastrados todos os nomes para o pleito.

O Tribunal inovará também aumentando o rigor em relação às propagandas eleitorais. A partir da próxima semana, começa a funcionar uma comissão especial para investigar os casos de propaganda extemporânea. Três procuradores federais ficarão responsáveis por apurar denúncias e coibir esse tipo de prática. "São pessoas com experiência na área e que farão seu trabalho por eleições cada vez mais justas", afirmou Raimundo Eufrásio.

O último ano foi marcado por diversas condenações envolvendo a divulgação de material de campanha fora do período adequado. Em agosto, por exemplo, o PT foi obrigado a retirar seus outdoors das ruas de Teresina. Já no início de 2010 a prática continua rendendo multas. Os senadores Mão Santa (PSC) e Heráclito Fortes (DEM) e o deputado federal Ciro Nogueira (PP) também foram acusados e autuados.

Voto digital

As novas eleições serão marcadas pelo início da votação digital no Piauí. Piracuruca e Piripiri vão ser as primeiras a receberem o sistema. "É uma forma mais segura de votar e pode acelerar a divulgação dos resultados", disse o presidente.

Naruna BritoEspecial para o Cidadeverde.comredacao@cidadeverde.com