Professores entram com ação para não serem transferidos do Liceu

Os professores do Liceu Piauiense entrarão nesta segunda (8) com uma ação junto ao Ministério Público Estadual, exigindo que a Secretaria Estadual de Educação não os transfira do colégio para outra unidade escolar do estado. Ao todo, 86 docentes, a maioria com mais de 20 anos lecionando apenas no Liceu, serão substituídos e alocados em outras escolas. Este ano, a instituição passará a funcionar também em tempo integral.

Segundo o promotor Fernando Ferreira Santos, que representa dos professores no processo, o estatuto do Magistério só permite o remanejamento de profissionais com uma justificativa que, segundo os profissionais, não foi dada pela Seduc. “Ontem fizemos uma reunião com a Seduc para assinar um pré-acordo no qual os professores mais antigos ficariam no Liceu nas a Seduc voltou atrás, não assinou o acordo e decidiu que seriam chamados mesmo os novos professores”, descreve Santos.

Foto: Teresa Farias/Cidadeverde.comPromotor Fernando Ferreira SantosEm janeiro foi realizado um teste com professores da rede estadual para selecionar aqueles profissionais que ocuparão estas vagas para o turno integral que surgirão no Liceu. “A maioria dos professores é antiga. Temos casos de profissionais com 28 anos trabalhando na escola. Boa parte deles não quer ser transferida de lá”, enfatiza o promotor.

 

Flash de Teresa Farias Redação Carlos Lustosa Filhoredacao@cidadeverde.com