Tribunal de Justiça do Piauí celebra 53 casamentos comunitários

A Dra. Elvira Maria Osório Pitombeira Meneses de Carvalho, Juíza Titular da 2ª Vara de Família e Sucessões, oficializou na manhã desta sexta-feira, 12, a união de 53 casais na antiga Capela do Tribunal de Justiça do Piauí.  O casal mais jovem, Patrícia Marques Brito, 16 anos, e seu esposo, Márcio Fernandes de Sousa, com 22 anos.

Para alguns casais, o casamento comunitário foi a oportunidade de consolidar uma trajetória de vivência conjugal. A iniciativa do Tribunal de Justiça, através do Fórum Cível de Teresina, com o apoio dos cartórios Dora Martins (1º Cartório de Registro Civil), Joaquim Dias de Santana (2º Cartório de Registro Civil) e Ivone Araújo Lages (3º Cartório de Registro Civil), colaboraram com a legalização da união estável e do sonho de todos os casais.

Aos 30 anos, a dona de casa Sueli Alves da Silva Melo Cruz realizou o sonho do casamento com Manoel da Cruz Silva Santos, com 46 anos, juntos há 15 anos. Por esse motivo decidiram aproveitar a oportunidade promovida Fórum Cível da Capital para trocar alianças. Desse relacionamento tiveram duas filhas. Manoel já trabalhou no TJ/PI como motorista, na gestão do Des. Manfredi Mendes de Cerqueira. Outro casa que legalizaram a união estável foi a jovem Bruna Rafaella (19) e Lucas Peti (25), ela é filha do Presidente do Sindicato dos Jornalistas do Piauí, Luís Carlos Oliveira e Sonia Maria.

Para a Juíza Elvira Pitombeira o objetivo é esse: fortalecer cada vez mais os laços familiares através da regularização da vida conjugal e garantir o exercício da cidadania amparados pelo Estado e aproximar a comunidade do judiciário, além de legalizar a união de forma gratuita de pessoas de baixa renda.  No total foram 53 casais beneficiados pela ação, e que puderam sair com a Certidão de Casamento, sem pagar nenhuma taxa. A magistrada lembrou aos nubentes para a responsabilidade da vida a dois: “Vida em comum é morar juntos, é o dia-a-dia”, disse. Ela considera que são os casamentos comunitários e julgamentos populares as duas formas de aproximar a comunidade da Justiça, tanto no interior como na capital.Da Redaçãoredacao@cidadeverde.com