Nazareno Fonteles é eleito para frente parlamentar contra a fome

Senadores e deputados de 14 países da América Latina e do Caribe que participaram do 1º Fórum da Frente Parlamentar Contra a Fome (FPH), ocorrido na semana passada em São Paulo, encerraram as atividades do encontro com a divulgação de uma Declaração Final e a eleição da Comissão Coordenadora da FPH. O deputado federal Nazareno Fonteles (PT-PI), cujo trabalho contra a fome e a desnutrição no Brasil tem recebido elogios de organismos internacionais ligados às Nações Unidas, é o representante brasileiro na coordenação, que ainda conta com legisladores de outros seis países.

 

A Frente Parlamentar Contra a Fome é uma rede de parlamentares e membros de Congressos nacionais, estaduais e regionais comprometidos com a luta contra a fome e a necessidade de tornar a segurança alimentar uma questão estratégica da atividade legislativa. O primeiro fórum da FPH contou com a presença de representantes de organizações internacionais, como o Parlamento Latino-Americano, Parlamento Centro-americano e do Parlamento Andino. Também estiveram presentes 17 organizações da sociedade civil e agências das Nações Unidas, como a FAO.

 

Presentes no encontro, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel e o presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Renato Maluf, falaram da importância de Fóruns como este para gerar frutos concretos. Referindo-se a Nazareno Fonteles, Maluf lembrou que o trabalho do parlamentar foi fundamental para a aprovação das leis que incluíram o direito à alimentação na Constituição Federal brasileira e universalizaram a alimentação escolar para todo o ensino básico. "O diálogo do parlamento com a sociedade e outros órgãos governamentais tem se demonstrado crucial. No Brasil temos provas concretas para isso”, disse ele.

 

Guilherme Cassel disse que a luta pela superação da fome é “responsabilidade de todos nós. Portanto, é de extrema importância que os parlamentares, sociedade civil e governos se juntem para que juntos, e de uma vez por todas, possamos superar este problema que aflige e envergonha a humanidade”, acrescentou o ministro.

 

O deputado Nazareno Fonteles disse que os relatos dos vários países mostraram que a luta contra a fome faz parte da agenda dos diversos parlamentos latioamericanos e caribenhos. Em sua opinião, entre as principais deliberações do Fórum, está a decisão de se empreender esforços para fortalecer a participação de mulheres parlamentares nos espaços de discussão sobre segurança alimentar e nutricional: “Este encontro já contou com uma grande participação de deputadas e senadoras muito atuantes nessa causa em seus respectivos países, mas as mulheres precisam assumir ainda mais seu protagonismo, pois a presença feminina qualifica e fortalece a luta contra a fome”, disse.Da Redação redacao@cidadeverde.com