PI confirma 3 casos de dengue hemorrágica somente este ano

A Secretaria Estadual de Saúde confirmou agora pouco que o Piauí já tem três casos de dengue hemorrágica comprovados em laboratório. Foram confirmados casos nos municípios de Teresina, Amarante, e Marcos Parente, onde uma mulher de 45 anos morreu.

No hospital Natan Portela deu entrada um novo paciente suspeito de  dengue hemorrágica. Porém, o material foi colhido e ainda não foi confirmado.

Em todo o Estado já foram notificados 1.096 casos de dengue. Segundo o coordenador de Vigilância em Saúde Ambiental, Inácio Pereira Lima, 43 municípios foram considerados críticos no Piauí, devido a proliferação da  dengue.O secretário de Saúde, Assis Carvalho, no passado, já chegou a acionar o Ministério Público para que os municípios adotem medidas emergenciais para conter a doença.

A Secretaria está abastecendo o município com inseticida e cada Prefeitura deve fazer plano de contingência para reduzir a doença, como controle do vetor transmissor, campanha para acumulada de água e lixo.

Sintomas

A dengue hemorrágica começa como uma dengue comum. A diferença é que, quando a febre melhora, surgem os sinais de alerta e o quadro clínico se agrava rapidamente: dores abdominais fortes e contínuas, vômitos persistentes, palidez da pele, que se apresenta fria e úmida, sangramento de nariz, boca e gengivas, sonolência, agitação e confusão mental, sede intensa boca seca, pulso rápido e fraco, dificuldade respiratória, alteração de consciência.Flash de Yala Sena Redação Caroline OliveiraredacaO@cidadeverde.com