Edvaldo Moura assume presidência do TJ na próxima terça

O desembargador Edvaldo Pereira de Moura assumirá na próxima terça-feira (1º) a presidência do Tribunal de Justiça do Piauí. A cerimônia acontecerá às 19h no Auditório do Palácio da Justiça. Moura permanecerá no cargo durante o Biênio de 2010/2012 em substituição ao desembargador Raimundo Nonato da Costa Alencar. Também tomarão posse a nova Corregedora Geral da Justiça, desembargadora Eulália Maria Ribeiro Gonçalves do Nascimento Pinheiro e a Vice-Presidente, desembargadora Rosimar Leite Carneiro. 

 CurrículosO desembargador Edvaldo Pereira de Moura nasceu em Oeiras (PI), a 10 de agosto de 1947. Filho de José Francisco de Moura e Ana Rosa Pereira de Moura. Graduo-se pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Piauí - UFPI. Exerceu os cargos de delegado, professor, juiz de Direito. Foi Vice Presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, Coordenador Geral da Justiça Itinerante e Diretor da Escola Superior da Magistratura do Estado do Piauí - ESMEPI. A desembargadora Eulália Maria Ribeiro Gonçalves Nascimento Pinheiro nasceu em Amarante (PI), a 26 de agosto de 1948. Filha de Amphiloquio Rodrigues do Nascimento e Eci Ribeiro Gonçalves do Nascimento. Graduou-se pela Universidade Federal do Ceará. Ingressou na magistratura em 25 de julho de 1978. É a primeira mulher a ingressar na magistratura piauiense. Foi a primeira magistrada a assumir uma vaga como Desembargadora do Poder Judiciário do Estado do Piauí, em 30 de março de 2003. Foi Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí.

A desembargadora Rosimar Leite Carneiro nasceu na cidade de Nova Iorque (MA), a 31 de outubro de 1941. Filha de Vicente Leite de Brito e Júlia Tavares Leite, casada com José Ribamar Matias Carneiro, tem uma filha: Júlia Marina Leite Carneiro. Cursou o primeiro grau no Grupo Escolar Anália Neiva em Nova Iorque (MA) de 1950 a 1954, tendo cursado o segundo grau na Escola Normal Regional de Floriano (PI) de 1955 a 1959. Graduou-se no Curso de Direito pela Universidade Federal do Piauí, em Teresina (PI) em 1982. Ocupou o cargo de Corregedora Geral do Ministério Público do Piauí no período de maio de 1999 a maio de 2001, tendo sido eleita, por aclamação, pelo Colégio de Procuradores da Justiça do Piauí. Serviu junto às duas Câmaras Criminais e Junto ao Tribunal Pleno do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, no período de outubro de 1996 a junho de 2000, voltando a servir às Câmaras Criminais da citada Corte, desde agosto de 2003. De janeiro de 2004, exerceu o mandato de Conselheira junto ao Conselho Superior de Ministério Público do Piauí. Foi eleita Desembargadora da Egrégia Corte em 14 de novembro. Tomou posse solene dia 06 de dezembro de 2005. Atualmente é a Corregedora Geral da Justiça. redacao@cidadeverde.com