Prefeitura entrega 257 casas na zona Norte de Teresina

Um total de 257 casas foram entregues pelo prefeito Elmano Férrer hoje (13) no Residencial Leonel Brizola, zona Norte da cidade. O evento faz parte da programação pelo aniversário de 158 anos de fundação da capital do Piauí.

O conjunto tem infraestrutura urbana necessária: ruas pavimentadas, rede de abastecimento de água e iluminação pública. O transporte público também já existe na região e serve aos moradores da parte antiga do residencial.

A gerente de Habitação da SDU Centro/Norte, Rogéria Sousa, descreve as casas. “Todas as residências têm dois quartos, sala, cozinha e banheiro e estão sendo entregues prontas para morar”, diz a gerente. Vinte casas são adaptadas para pessoas com deficiência, dispondo de rampas de acesso para cadeirantes, portas mais largas e barras de apoio no banheiro.

As famílias que serão transferidas para o Residencial Leonel Brizola são oriundas das áreas com risco de desabamento ou alagamento dos bairros Água Mineral, Vila Cristalina, Monte Alegre, Mocambinho I, II e III e Firmino Filho. Rogéria Sousa revela que as assistentes sociais da Prefeitura já vêm fazendo um trabalho junto à essas famílias, informando sobre as vantagens da mudança para um local seguro e com toda a infraestrutura.

O Residencial Leonel Brizola é parte do projeto Vila Bairro/PAC. Das 257 casas, 115 foram construídas com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), por meio de empréstimo feito pela Prefeitura; e 142 casas com recursos do Orçamento Geral da União.

Primeiras famílias vão receber títulos de posse

Além das casas para as famílias que hoje vivem em áreas de risco, a Prefeitura de Teresina vai entregar  80 títulos de posse às primeiras famílias que se mudaram para o Residencial Leonel Brizola, ainda em 2005. Oriundas da região das lagoas do bairro Mafrense, elas foram levadas para o residencial em uma ação da Prefeitura para garantir moradia em local seguro.   Da Redaçãoredacao@cidadeverde.com