Elmano critica gestão tucana e se diz "chocado" com Vila Afonso Gil

No dia do aniversário de Teresina, o prefeito Elmano Férrer declarou que um dos maiores desafios de sua gestão é conseguir envolver a sociedade no combate às drogas. Elmano disse que ouviu que Teresina virou uma cracolândia. Além disso, ele criticou a gestão do PSDB em Teresina.

Segundo Elmano, ações básicas, que poderiam ter sido feitas há mais de 20 anos, não foram priorizadas. É o caso da Vila Afonso Gil. O prefeito disse que visitou o local e ficou "chocado" com o que viu. "Fiquei chocado com a Vila Afonso Gil: um grande esgoto a céu aberto. Mandei fazer um projeto e vamos atrás de recursos", revelou.

Drogas

Elmano colocou ainda como grande desafio para o poder municipal a mobilização da sociedade para afastar a droga da juventude teresinense.

"Os jovens são quase 30% da população de Teresina. O grande desafio é enfrentar as drogas. Temos que mobilizar a sociedade. Os 3 níveis de governo devem desenvolver ações conjuntas. Temos iniciativas fantásticas, como a Fundação da Paz. Não me canso de ir lá. Mas são iniciativas da própria sociedade. O governo tem que se envolver mais", afirmou.

Saúde e educação

Porém, os principais problemas enfrentados são nas áreas de saúde e educação. "Temos problemas na educação básica e na saúde. Prestamos serviços a mais de 80 cidades do Maranhão e mais do Pará, Ceará e outros estados. O custo é elevadíssimo", revelou.

Há uma proposta do ministro José Gomes Temporão, segundo Elmano, de criar fundações para gerir a saúde pública. "É uma alternativa. Vamos conversar com as entidades médicas para conversar sobre isso. Teresina não pode ficar sem hospital inter regional", contou.

Aeroporto

A incapacidade de receber o grande número de pessoas que embarcam e desembarcam no aeroporto Petrônio Portela é uma "vergonha" para Elmano. Ele argumenta que é uma questão a ser resolvida por deputados, senadores, prefeitos e governadores. Afinal, todos utilizam o aeroporto.

Leilane Nunesleilanenunes@cidadeverde.com