Zona norte fica sem água nesta quarta. Agespisa substitui a rede

Uma grande parte da zona norte de Teresina fica sem água durante toda esta quarta-feira (29). É que a Agespisa está fazendo a substituição da rede de cimento amianto por PVC, mais durável e evita desperdícios.

Estão sendo substituídos 176 Km de rede e isso afetará a distribuição da água nos bairros Marquês, Mafuá, Vila Operária, além de trechos compreendidos entre as avenidas Alameda Parnaíba e Miguel Rosa, Gabriel Ferreira e Arêa Leão.

O serviço começou às 7h da manhã e a previsão é para que o abastecimento seja restabelecido por volta das 22h. "Essa substituição é justamente para resolver o problema do desperdício, que é o maior problema de Teresina. Nós chegamos a um nível de 25% de desperdício", explica o presidente da empresa, Marco Venícius Costa.

Problemas também nas zonas leste e sudeste

Nós últimos dias as zonas leste e sudeste vêm enfrentando a falta d'água em alguns momentos do dias em decorrência de um problema ocorrido no sábado passado com a Eletrobras. Segundo Marco Venícius, a falta de energia na subestação durou cerca de 5 horas no sábado e isso afetou o trabalho na Estação de Tratamento de Água.

"Sábado é o dia de maior consumo porque as pessoas aproveitam para lavar roupas, fazer faxina, e o problema na Eletrobras nos afetou muito. Ainda hoje trabalhamos para reparar os danos causados. Quando há manutenção programada a Eletrobras nos comunica, mas dessa vez foi inesperado. Estamos fazendo manobras para garantir o abastecimento nas partes mais altas de Teresina e esperamos que hoje consigamos reparar o problema. Com a temperatura elevada e a umidade baixa as pessoas estão sendo penalizadas", explicou.

A estação da Agespisa depende da energia para produzir mais de 2.660 litros por segundo e, com o problema, ela ficou parada por mais de seis horas.

Leilane Nunesleilanenunes@cidadeverde.com