PI é o 3º em número de AVCs no país; Associação faz semana de prevenção

O AVC (Acidente Vascular Cerebral), conhecido popularmente como derrame cerebral, é a doença que mais mata no Brasil, segundo a Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBC). Mais de 100 mil brasileiros morrem anualmente vítimas de acidente vascular cerebral. Segundo dados do Manual Steps referentes ao ano de 2009, a doença é a segunda causa de mortalidade no mundo.

 

No Piauí, a taxa de mortalidade específica por AVC corresponde a 62,8%. O Estado é o terceiro no ranking que elenca as Unidades Federativas com maior incidência de doenças cerebrovasculares (que incluem além do AVC o Acidente Vascular Encefálico), segundo o Instituto de Pesquisas DataSus.

 

Com o objetivo de alertar a população para os cuidados que se deve ter para prevenção da doença será realizado na próxima semana, no período de 25 a 29 de outubro, a Semana Nacional de combate ao AVC. No Piauí o evento é coordenado pelo projeto Pense Bem AVC, desenvolvido pela da Associação Reabilitar (Associação Piauiense de Habilitação, Reabilitação e Readaptação), uma entidade sem fins lucrativos que administra o Ceir (Centro Integrado de Reabilitação).

 

Durante toda a semana serão realizadas palestras, explanações levando muita informação sobre a prevenção e tratamento do derrame cerebral.

 

De acordo com neurocirurgião Benjamim Pessoa Vale, presidente voluntário da Associação Reabilitar, se uma pessoa for atendida em até três horas após os primeiros sintomas de um derrame cerebral, as chances dela sobreviver e ficar sem seqüelas aumentam em até 30%.

 

“Ao sentir qualquer sintoma do derrame cerebral as pessoas devem procurar o atendimento médico imediatamente. Assim elas aumentam e muito a chance de sobreviverem e de evitarem seqüelas mais graves”, alerta o médico.

 

Benjamim coordena no Piauí o projeto “Pense Bem AVC” que objetiva conscientizar a população sobre a importância de se prevenir e adotar um estilo de vida mais saudável. 

 

Para o neurocirurgião não há truque para a prevenção e ele aponta as duas maneiras, conhecidas até os dias atuais, capazes de evitar um derrame cerebral: acompanhamento médico regular e controle dos fatores de risco modificáveis (sedentarismo, hipertensão arterial sistêmica, diabetes, alcoolismo e tabagismo).

 

PrevenirRealizar atividades físicas com freqüência é uma ótima maneira de controlar os fatores de risco modificáveis e se prevenir contra o AVC. Caminhadas feitas de três a quatro vezes por semana, com duração de 30 a 60 minutos, reduzem a chance de uma pessoa sofrer derrame cerebral.

 

Para diabéticos, o ideal é controlar a glicemia por meio de acompanhamento médico e de uma dieta balanceada. Segundo Benjamin Pessoa, no caso de pessoas com hipertensão arterial “é fundamental uma alimentação balanceada, através da redução de comidas com sal e gordura, manutenção do peso e exercícios físicos”. O neurocirurgião afirma que aos hipertensos também são necessários medicamentos, que devem ser indicados pelo cardiologista.

Programação da Semana Nacional de Combate ao AVC

Na segunda-feira, dia 25 de outubro, o auditório do Centro Integrado de Reabilitação (CEIR) vai sediar um mini curso para agentes comunitários de saúde sobre Acidente Vascular Cerebral (AVC). São esperados cerca de 200 agentes de saúde, o evento terá inicio às 8horas da manhã e tem previsão de encerramento às 12horas.

 

Na quarta-feira, dia 27 de outubro, o projeto se desloca, durante a manhã, para as Faculdades e à Universidade Federal do Piauí, com o intuito de realizar palestras sobre AVC para os alunos dos cursos de saúde. As faculdades FACID e NOVAFAPI estão incluídas no roteiro de visitas, encerrando o cronograma do dia, com a palestra na Universidade Federal do Piauí (UFPI).

 

A semana tem desfecho, na sexta-feira (29), no Centro de Convivência da Terceira Idade Lineu Araújo e no hospital do bairro Pedra Mole pela manhã. Na parte da tarde, a visita acontece no Hospital São Marcos.

 

Além de orientar a comunidade o Pense Bem AVC desenvolve cursos e palestras para os profissionais de saúde. “Eles precisam estar preparados para identificar uma possível vítima da doença e agir rápido. Todos os profissionais ligados diretamente ou indiretamente à saúde precisam ser disseminadores dessa causa, precisam também orientar á população para a prevenção”, pontua.

 Sobre o Pense Bem AVC

O projeto Pense Bem AVC desenvolve um trabalho de conscientização da população de Teresina através da visita a bairros e a comunidades da cidade, onde são ministradas palestras sobre prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação em vítimas de Acidente Vascular Cerebral.

 

O que é o AVC?

O AVC (Acidente Vascular Cerebral) é popularmente conhecido como “derrame”. Isto ocorre quando o suprimento sanguíneo é reduzido ou bloqueado, podendo haver a perda súbita da função neurológica, ocasionando lesões cerebrais que podem ser: pequenas, severas, temporárias ou permanentes.O AVC pode ocorrer a qualquer hora, durante qualquer atividade e até durante o sono.

 

Tipos de AVC

AVC isquêmico: é o mais comum. Ocorre quando um vaso que irriga o cérebro é bloqueado

AVC hemorrágico: ocorre devido à ruptura de um vaso sanguíneo, dentro ou ao redor do cérebro

 

Indivíduos com maior chance de ter um AVC:

Idosos, Obesos Sedentários, Alcoólatras, Fumantes, Diabéticos, Cardíacos, Hipertensos,

 

Quais sintomas indicam a ocorrência de um AVC?

Obs: Os sintomas descritos abaixo não ocorrem somente nos AVCs, mas são um alerta

Alterações do movimento e/ou sensibilidade em uma parte do corpo

Dificuldade para fala e/ou entender

Dor de cabeça intensa e súbita

Alteração da visão, como visão dupla e/ou dificuldade para enxergar

Tortura ou alteração do equilíbrio

Náusea/vômito, dificuldade para engolir e/ou perda de consciência (desmaio)

 

O que fazer na suspeita de AVC?

Não perca tempo. Dirija-se imediatamente a um serviço de emergência hospitalar

 Acidente Vascular Cerebral

Fatores de risco:

·hipertensão arterial, colesterol elevado, fumo, diabetes, histórico familiar, ingestão de álcool, vida, sedentária, excesso de peso, estresse.

Recomendações

·Controle a pressão arterial e o nível de açúcar no sangue. Hipertensos e diabéticos exigem tratamento e precisam de acompanhamento médico permanente. Pessoas com pressão e glicemia normais raramente têm derrames;

·Procure manter abaixo de 200 o índice do colesterol total. Às vezes, só se consegue esse equilíbrio com medicamentos. Não os tome nem deixe de tomá-los por conta própria. Ouça sempre a orientação de um médico;

·Adote uma dieta equilibrada, reduzindo a quantidade de açúcar, gordura, sal e bebidas alcoólicas;

·Não fume. Está provado que o cigarro é um fator de alto risco para acidentes vasculares;

·Estabeleça um programa regular de exercícios físicos. Faça caminhadas de 30 minutos diariamente;

·Informe seu médico se em sua família houver casos doenças cardíacas e neurológicas como o AVC;

·Procure distrair-se para reduzir o nível de estresse. Encontre os amigos, participe de atividades culturais, comunitárias, etc.

redacao@cidadeverde.com