Paraíba confirma 18 casos de superbactéria em hospital do Estado

A Secretaria de Saúde da Paraíba confirmou neste sábado que já foram notificados 18 casos de contaminação pela superbactéria KPC (Klebsiella pneumoniae carbapenemase) no Estado, desde março de 2009.

Segundo a presidente da Comissão Estadual de Controle de Infecção Hospitalar, Helena Germóglio, nenhum desses pacientes continua internado e a situação está sob controle.

Todos os 18 casos foram registrados no Hospital Universitário, em João Pessoa. Germóglio não soube informar se houve morte.

Segundo ela, só daqui a um mês é que a Secretaria de Saúde terá ideia de como está o panorama por infecções da KPC no Estado, já que muitos hospitais só começaram a notificar a contaminação pela superbactéria nos últimos dias, por orientação da secretaria e do Ministério da Saúde.

Até agora, já foram confirmados registros da superbactéria, que é resistente a antibióticos, em pelo menos outros sete Estados: São Paulo, Distrito Federal, Paraná, Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás e Santa Catarina.

Pelo menos 43 pessoas que foram infectadas pelo micro-organismo morreram desde então, mas não é possível precisar se as mortes foram provocados pela bactéria.

Fonte: Folha Online