Ibama apreende mais de 60 aves; Aposentado é detido na Central

A Polícia Ambiental do Piauí apreendeu 60 animais, entre eles pássaros, papagaios em Teresina e Uruçui. Na operação um aposentado foi detido pelos policiais.Em Teresina, os animais estavam mantidos em cativeiros na residência do aposentado no bairro Matinha, . Ele alegou utilizar os pássaros para terapia do filho deficiente. “No momento do flagrante, ele nos mostrou o filho deficiente e disse que era por ele que mantinha os pássaros em cativeiro”, declara o responsável pela apreensão, sargento Lima Filho. Dentre os pássaros, estavam três papagaio de uma espécie considerada em extinção. Além dos papagaios, foram apreendidos galo de capina, bigode e pipira.

O aposentado foi conduzido à Central de Flagrante e recebeu uma multa no valor de R$ 24 mil reais.  Devido à idade, e problemas de saúde, Francisco Almeida apresentará sua defesa em liberdade.

Os pássaros foram encaminhados para o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (IBAMA), onde passarão pelo setor de triagem e ficarão em quarentena aguardando re-adaptações para serem devolvidos ao seu habitat natural.

Uruçuí

No município, o Ibama apreendeu na ultima quinta feira (11) 42 pássaros de espécies rara.Dentre as espécies, estavam Pintacil e Araponga, considerados espécies raras. A multa para quem mantém um pássaro dessa natureza em cativeiro custa 5mil reais. Há suspeita que entre os pássaros, pelo menos 3 pertençam a uma dessas espécies.

 Flalrreta Alves (Especial para o Cidadeverde.com)redacao@cidadeverde.com