CREA anuncia fiscalização em 25 barragens com problemas

O Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura começa, na próxima semana, uma fiscalização em 25 barragens do Piauí. O órgão recebeu denúncias de problemas na estrutura das barragens. Segundo o presidente do CREA, José Borges de Araújo, a situação é preocupante em algumas, como a de Itaueira.

As denúncias partiram de prefeituras, Organizações Não Governamentais e populares. A preocupação principal é com o período chuvoso que se aproxima. Dentre as que passarão pela vistoria estão a do Bezerro, em José de Freitas, a de Piripiri, Campo Maior e a de Itaueira, com denúncia feita pelo próprio prefeito.Presidente do Crea-PI, José BorgesMatéria relacionadaEngenheiros farão inspeção nas 20 maiores barragens do Piauí

Os laudos de cada uma serão dirigidos aos gestores estaduais para que possam embasar o pedido de recursos federais para os reparos.

"Começaremos a fiscalização na próxima semana e deveremos terminar em dezembro. Existem barragens com mais de 30 anos e são pouco vistoriadas. O Dnocs e a Seinfra também atuam nesse trabalho", explica o presidente do Crea em entrevista ao Notícia da Manhã.

No próximo ao deverá ser feito também um trabalho em pontes e viadutos. "Essas obras são construídas e passam anos sem receber atenção para as condições de estrutura. Muitos deles estão com problemas", afirma.

Leilane Nunesleilanenunes@cidadeverde.com