Nova secretária Lílian Martins diz que resolverá problemas do HUT

Após ser confirmada como secretária de Saúde pelo governador Wilson Martins (PSB), a deputada estadual Lílian Martins (PSB) disse hoje (07) que a tarefa é um "grande desafio", mas que resolverá o problema de superlotação no Hospital de Urgências de Teresina. Segundo ela, a questão passa pelo aumento no número de profissionais nos hospitais regionais.

Ela avalia que a estrutura nesses hospitais é boa e que pretende fazer um concurso para contratação de pessoal em 2011. "Bota desafio nisso. O governador disse que a resolitividade nos hospitais é prioridade em seu governo e minha escolha [para assumir a pasta] é em relação a isso. Vamos dar prioridade ao atendimento. A demanda no interior estrangula os hospitais de Teresina", explicou a deputada, em entrevista ao Notícia da Manhã.

Lílian Martins, que atuou como enfermeira na saúde pública do Estado, afirma ainda que a vinda de pacientes para Teresina é uma questão cultural e que é preciso conscientizar a população de que ela pode resolver a maioria dos problemas de saúde sem sair de sua região.

Mas também é problema, muitas vezes da falta de compromisso de profissionais, que não cumprem sua carga horária corretamente. "Nossa intenção é fazer um concurso para contratação de pessoal porque em muitas cidades falta pessoal. Mas é preciso que as pessoas que se predisponham em trabalhar na área de saúde tenham a consciência cumprir o dever", contestou.

O desafio é o financiamento da saúde. A deputada é contra a recriação da CPMF, mas a favor da Emenda 29, com a criação da CSS. Segundo ela, é justo que aqueles que ganham mais financiem a saúde de quem ganha menos.

Leilane Nunesleilanenunes@cidadeverde.com