UFPI fará coleta surpresa de digital dos candidatos durante o PSIU

Uma das medidas de segurança que serão implementas durante as provas do PSIU da Universidade Federal do Piauí, UFPI, que serão realizadas nos dias 12, 13, 14 e 15 de dezembro, é a tomada surpresa e aleatória de impressões digitais de candidatos.Fotos: Thiago Amaral/Cidadeverde.com

“O objetivo é manter a lisura do concurso e por meio dessa medida poderemos verificar se há alguém fazendo prova por outra pessoa”, disse o presidente da Copese (Comissão Permanente de Seleção), professor Gilvan Lima.

Ele acrescentou neste certamente continua o serviço de rastreamento eletrônico. “São equipamentos mais sensíveis que os usados no concurso do ano passado. Prioritariamente esses equipamentos detectam se há sinal de transmissão de celular e outros equipamentos eletrônicos e onde ele está. Assim há tempo de identificarmos e coibirmos essa ação fraudulenta”, pontuou Gilvan.Além disso, nos locais de aplicação de prova haverá detector de metal. Gilvan Lima reforça que está claro no edital do concurso que é terminantemente proibido entrar nos locais de prova portando arma. “O candidato que for pego portando arma será eliminado do PSIU, assim como aconteceu no incidente do recente vestibular da UESPI, quando um policial militar foi fazer prova portando sua arma.Mesmo sendo policial, na hora da prova ele é um candidato e não pode levar arma”, fala Gilvan Lima.Estão inscritos PSIU  deste ano 26.476 alunos que disputam 2.893 vagas. A UFPI abriu 5.786 vagas para os alunos que desejam ingressar na universidade em 2011, metade será preenchida através do ENEM, e a outra metade através do PSIU Geral e PSIU 3ª Etapa.

Adriana Cláutenes Lemos (especial para o Cidadeverde.com)redacao@cidadeverde.com