Secretário do PT diz que Lula não concorre à presidência em 2014

O secretário nacional de Relações Internacionais do PT, Valter Pomar, declarou em entrevista ao Jornal do Piauí que a presidente Dilma Rousseff será candidata à reeleição em 2014 e descartou que o partido queira Lula disputando novamente o Planalto naquele ano.

Pomar participa nesta sexta (17) com reunião com lideranças petistas onde abordará o tema “Os desafios do governo Dilma e os rumos do PT”.

“Em 2014, Lula, não será candidato em nenhuma hipótese. Se ela for bem – e temos certeza que ela fará uma grande administração – não há como ser diferente. Por qual motivo ele deveria cumprir esse papel? A candidata em 2014 será Dilma”, pontua.

O PT quer que Lula assuma um papel de liderança em nível nacional e internacional na política brasileira. “Será liderança com atuação internacional e irá lutar pela reforma política”, assegura.

CampanhaValter Pomar diz que uma outra bandeira do PT será o financiamento público das campanhas eleitorais, porque, segundo ele, a população já paga a propaganda gratuita na TV e perde com o financiamento de empresas privadas que irão querer algo em troca. “A maior parte dos setores privados quer algo de volta e essa é a fonte da corrupção”, declara.

O secretário petista diz ainda que o partido é a favor do voto em lista – no qual o partido indica seus candidatos na ordem em que quer que eles sejam eleitos – ao invés do sistema atual de legenda. “Hoje o povo é enganado. Ele pensa que elege um candidato e elege outro. O voto em lista é melhor porque ele saberá quem vai eleito e politiza o projeto”, diz.