Deputado Jonathas Nunes propõe instalação de usina nuclear no Piauí

Contrariando as críticas sobre a nomeação de suplentes por apenas um mês na Assembleia Legislativa, o deputado Jonathas Nunes (PTB) promete trabalhar e anunciou hoje (13) um projeto polêmico: a instalação de uma usina nuclear no Piauí. O deputado afirmou que pretende abrir uma discussão com a sociedade.

Thiago Amaral/Cidadeverde.comSegundo ele, a usina nuclear seria um grande investimento, com previsão de gastos de R$ 8 bilhões. "O Piauí ficou de fora das 3 refinarias de petróleo propostas pelo governo federal para o Nordeste. Uma será no Maranhão, outra no Ceará e outra em Pernambuco. Ainda não é do conhecimento da sociedade, mas por conta da crise energética nacional já há projeto de 5 usinas nucleares para o Brasil, com conclusão entre 15 e 20 anos. Será uma para a região Sul, outra para o Rio de Janeiro, outra no Norte e duas no Nordeste", explicou.

O deputado, que também é físico com doutorado, garante que os riscos de contaminação de uma usina nuclear foram diminuídos consideravelmente após o desastre de Chernobyl.

Além disso, é um tipo de energia que não depende de fatores climáticos, como a eólica, que só pode ser instalada em regiões litorâneas ou com grande intensidade de ventos; e a solar.

Jonathas Nunes disse também que irá apresentar projetos na área de promoção da ciência e tecnologia, propondo o despertar da vocação de municípios piauienses.

Leilane Nunesleilanenunes@cidadeverde.com