Elizeu defende Elmano candidato e fala em reconstruir Algodões I

O presidente do Instituto de Desenvolvimento do Piauí, Elizeu Aguiar, explicou que as manobras que estão sendo feitas na barragens Algodões II, em Curimatá, aumentaram a vazão mas não oferecem nenhum risco à população local. Em entrvista ao Jornal do Piauí, Elizeu falou ainda sobre a reconstrução de Algodões I e comentou a preparação dentro do PTB para as eleições municipais no próximo ano.

Thiago Amaral/Cidadeverde.comPara Elizeu, o candidato natural à prefeitura de Teresina é Elmano Férrer, que assumiu quando Sílvio Mendes (PSDB) deixou o cargo para ser candidato ao governo e foi bem avaliado em pesquisa, com mais de 60% da aceitação dos entrevistados.

"Embora Elmano tenha dito que só discute ano que vem, já estamos fazendo a articulação para reconduzir o prefeito ao cargo. Temos a grata satifação de dizer que Teresina hoje tem planejamento para suas grandes obras. É o candidato natural e temos pesquisa qualitativa que diz que ele tem mais de 60% com apenas 7 meses de governo e com todas as dificuldades financeiras", revelou.

Algodões II

Elizeu explicou as manobras que estão sendo feitas pelo Idepi nas barragens do Piauí. Na de Algodões II, em Curimatá, a população se assuatou com o aumento da vazão. Elizeu tranquilizou e garantiu que a vazão não oferece risco.

"Aumentamos de 2,5 metros cúbicos para 5 metros cúbicos. Mas isso não oferece risco algum. A barragem está recebendo muita água e a manobra é para garantir o abastecimento da população sem oferecer risco algum", esclareceu.

Algodões I

Já a barragem de Algodões I, em Cocal da Estação, deverá ser reconstruída. Elizeu revelou que é um desejo do governador Wilson Martins, mas garantiu que a proposta será discutida com técnicos e com a população local.

Barragem de Castelo

O projeto de construção da Barragem de Castelo depende de verba do governo federal para ser colocado em prática. O governador já comentou que o anúncio de corte de R$ 50 milhões no orçamento é preocupante. Elizeu disse que o governo do Estado irá tentar sensibilizar o Ministério da Integração Nacional para a importância da obra e tentar viabilizar a liberação do dinheiro.

Leilane Nunesleilanenunes@cidadeverde.com