PM utilizará 100 armas paralisantes; Repórter leva choque e faz relato

A Polícia Militar do Piauí está treinando seus integrantes para utilizar 100 armas Taser, equipamento que dispara uma descarga elétrica de 5 mil volts e 0,0036 amperes a até 10,5 metros, é capaz de paralisar uma pessoa por até 5 segundos. O repórter da TV Cidade Verde, Raimundo Lima, participou de uma simulação na manhã desta segunda-feira (30), na sede das Rondas Ostensivas de Natureza Especial (Rone), e relata o que sentiu ao ser atingido.

De acordo com o comandante do Rone, capitão Fábio Abreu, todos os policiais que utilizarão a nova arma passam por um treinamento de dois dias. “Esta é uma pistola de carga elétrica que em contato com a pessoa faz a paralisação. Diferente da máquina de choque que só emite dor, esta arma cria uma onda no sistema nervoso e paralisa a pessoa em 5 segundos. É o tempo suficiente para algemar, mas caso seja necessário, são emitidas mais disparos de 5 segundos”, relata o capitão.

As armas serão utilizadas tanto na capital quanto no interior e serão utilizadas já a partir desta terça-feira (31). As pistolas disparam um projétil ligado a um fio que é responsável pela condução do impulso elétrico, mas também podem ser utilizadas sem a necessidade do disparo.

O repórter Raimundo Lima participou de uma simulação e conta o que sentiu ao ser atingido: “É a mesma sensação de quando você leva um choque, só que a descargas se espalha muito rapidamente por todo o corpo. Se você estiver em pé, você cai. Não chega a perder os sentidos, mas perde a capacidade de controle dos movimentos”, declarou o jornalista.

As novas armas também tem uma mira a laser e serão utilizadas em casos onde seja necessário realizar a paralisação de pessoas e não haja perigo em relação a queda ou armas de fogo.Carlos Lustosa Filhoredacao@cidadeverde.com