SDU Sudeste retira 28 famílias de área da Transnordestina

A Superintendência de Desenvolvimento Urbano Sudeste transferiu 28 famílias que moravam em área de risco, na Vila Parque do Sol, próximo à linha férrea da Transnordestina. As famílias foram levadas para o Residencial Padre Pedro Balzi, conjunto construído com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no valor de R$ 10 milhões.

Ao todo são 353 moradias construídas especificamente para abrigar desabrigados das enchentes, que morem em áreas de riscos ou à beira de barrancos. São casas com sala, quarto, cozinha, banheiro, vias calçadas, água, luz, serviço regular de coleta de lixo e linha de ônibus coletivo. Destas 353 casas, 283 foram entregues à medida que eram concluídas suas edificações.

Para Elmano Férrer, prefeito de Teresina, colocar essas famílias em lugar seguro e livres de qualquer situação de vulnerabilidade é compromisso de gestão. "Dignidade, esta é a palavra que simboliza o prazer de ter um teto para o cidadão poder abrigar sua família", afirmou o prefeito.

Alguns dos pequenos casebres do Loteamento Parque do Sol estavam a apenas cinco metros da linha por onde passam os trens de carga, assustando os moradores e causando insegurança, relatou Marcondes Sérgio, no momento de sua saída para a nova moradia. "Outro dia um vagão desceu o barranco e quase caía em cima de minha filha. Agora vamos ficar livre desta ameaça", afirma Marcondes.

Lucia Costa é outra moradora satisfeita com a transferência e faz questão de agradecer ao prefeito Elmano Férrer e à equipe da SDU Sudeste. "Agradeço em primeiro lugar à Deus e depois ao nosso prefeito. Agora podemos dormir tranquilos"    

As transferências são acompanhadas por membros da Gerência de Habitação da SDU Sudeste e por funcionários da empresa que faz a coleta do lixo domiciliar na capital, disponibilizando caminhões para levar os pertences dos moradores.

Seguindo o cronograma de comemoração de aniversário de oito anos da SDU Sudeste, no dia 30 de setembro, o prefeito Elmano Férrer fará a entrega oficial das casas do Residencial Padre Pedro Balzi.

Da Redaçãoredacao@cidadeverde.com