Teresina recebe dois técnicos da OMS nesta segunda-feira

Nos dias 7 e 8 de novembro, Teresina recebe a visita dos técnicos da Organização Mundial de Saúde, Meleckidzedeck Khayesi, e da consultora regional para segurança viária da Organização Panamericana de Saúde/Washington, Eugênia Maria Rodrigues. A visita tem como principal objetivo conhecer a equipe, a dinâmica de trabalho e o progresso local do projeto "Vida no Trânsito", desenvolvido pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans).

O projeto Vida no Trânsito é de iniciativa da Fundação Bloomberg, OMS, OPAS e Ministério da Saúde. A ação está sendo implantada em cinco capitais do Brasil: Teresina, Palmas, Curitiba, Campo Grande e Belo Horizonte. Na segunda-feira (7), às 9h30, as ações do projeto Vida no Trânsito desenvolvidas em Teresina serão apresentadas aos técnicos. A solenidade contará com a presença do prefeito Elmano Férrer e representantes da Strans, FMS, Detran, Ciptran e Polícia Rodoviária Federal.

"O Vida no Trânsito é uma ação intersetorial e o seu grande diferencial é o trabalho de coleta e análise dos dados que tem sido feito. Para tanto, é fundamental o engajamento das instituições parceiras. Por isso estão sendo convidados todos da Comissão Intersetorial de Segurança no Trânsito", diz Audéa Lima, coordenadora do Vida no Trânsito em Teresina.

Ainda na segunda-feira (7), os técnicos visitarão o governador Wilson Martins e o Ministério Público Estadual para conhecerem a campanha "Em defesa da vida e pela paz no trânsito". Para finalizar as atividades da segunda-feira, o grupo participará da Operação Salva-Vidas.

Na terça-feira (8), uma série de atividades para discutir o trânsito será realizada no auditório do Sest/Senat. A representante da FMS, Ana Amélia, apresentará a implantação do sistema de registro de atendimento pré-hospitalar do SAMU. Em seguida, a comissão executiva e o grupo de análise de dados do projeto Vida no Trânsito apresentarão a palestra "O desafio dos sistemas de registros de acidentes em Teresina. O evento discutirá ainda a Operação Salva Vidas e educação no trânsito. Na tarde da terça-feira, a equipe fará uma visita ao Hospital de Urgência de Teresina (HUT).

Meleckidzedeck Khayesi é técnico oficial do Departamento de Prevenção de Lesões, Violências e Incapacitações da OMS. O setor é responsável pela temática da morbimortalidade no trânsito. Participam ainda da visita a Teresina os membros da Coordenação Nacional do projeto Vida no Trânsito (membros da comissão interministerial, presidida pelo Ministério da Saúde, e representantes a OPAS/OMS no Brasil) e da Global Road Safety Partenrship (GRSP).

Da Redaçãoredacao@cidadeverde.com