Encontro de Corais de Teresina prossegue até este sábado

A primeira noite da 18ª edição do ENCOTHE cumpriu seu papel: tornou o Clube dos Diários novamente um recanto para a celebração da voz. Desde a quinta-feira, dia 8, o local voltou a sediar o Encontro de Corais de Teresina. Na noite de abertura, cinco grupos se apresentaram; e, até a noite de sábado, dia 10, outros 12 ainda subirão ao palco.O grupo Ockteto ficou responsável pela apresentação que abriu a edição 2011 do evento, que é promovido pela Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves. “A proposta do ENCOTHE se baseia na ideia de ser uma mostra não competitiva, com o único propósito de proporcionar uma troca de experiências entre grupos consagrados e outros mais jovens”, destaca Luciana Nunes, coordenadora de Música da FMC.

Um dos exemplos disso, é que o Ockteto, que já conta dez anos de carreira, fez sua primeira apresentação em uma edição do Encontro e agora volta ao evento como um grupo já consagrado. “Durante três dias, a elite das vozes de Teresina passará por este palco; e a nossa proposta com festivais como o ENCOTHE é incentivar e fazer com que as pessoas da cidade tenham oportunidade de conhecer esses grupos, porque o talento já existe; está aqui!”, destacou Marcelo Leonardo, presidente da Fundação Monsenhor Chaves, na abertura do Encontro.

Francisco das Chagas, mototaxista, é um dos exemplos da população citada no discurso de Marcelo Leonardo. “Vim aqui acompanhar uma amiga que vai se apresentar e aproveitei para ver logo todos. Estou achando tudo muito bonito”, confessa ele, que fala ainda: “Depois dessa vez, sempre que puder, eu virei”. Na quinta, apresentaram-se os grupos “Harmony Voice - Terceira Idade SESC”, “Coral Texto e Música”, “Coral Canto do Coração” e “Coral da UESPI”.

Na noite de sexta-feira, dia 9, sobem ao palco, nesta ordem: “Coral Vozes de Santana”, com regência de Luiza Maria de Lima Tajra Alencar; “Coral Santíssima Trindade”, com regência de Gislene Danielle de Carvalho; “Coral IFPI” , com regência de Emilia Silva da Rocha; “Madrigal Vox Populi” , com regência de Luciano Klaus; “Coral da Escola de Música de Teresina”, regido por Fernando Cícero.

No sábado, dia 10, quem abre as apresentações é o Coral do Projeto de Musicalização Infantil da FMC, que conta com a Creche “Irmã Dulce” (Vila Irmã Dulce) - sob orientação da professora Lília Virgínia Dias -, CEMEI “Gilberto R. Silva” (Vila Meio Norte) – orientados pelo professor Náilon Cabral – e o CEMEI “Emerson Jesus Silva” (Dirceu Arcoverde) - sob orientação da professora Eliete Quixaba.

Em seguida, apresentam-se os grupos: “Coral Infantil Raio de Sol”, com regência de Maria Cláudia Anjos e Tenório; “Coral Cantores de Teresa”, com regência de Betholven Rodrigues da Cunha; “Coro Trauteando” (Água Branca), com regência de Beetholven Rodrigues da Cunha; “Coral Infanto Juvenil Pássaro Dourado”, com regência de Alcides Valeriano; “Coral Infanto Juvenil Vozes da Paz”, com regência de Alcides Valeriano de Oliveira; e “Coral Casa Dom Barreto” e “Coral Madre Maria Vilac”, regidos por Fernando Ferreira.

A programação da noite de sexta-feira, 9, tem hora marcada para começar às 19h. No sábado, 10 - dia destinado apenas aos grupos infantis e infanto juvenis -, as apresentações serão iniciadas às 18h. O Clube dos Diários fica localizado na Rua Álvaro Mendes, centro, por trás do Theatro 04 de Setembro.

ServiçoEvento: ENCOTHEData: 09 e 10/12/11Horário: sexta, 19h / sábado, 18hLocal: Clube dos Diários