Daniel: Reforma agrária é solução para abastecimento de alimentos

Nesse fim de semana, o candidato a prefeito de Teresina pelo PSTU, Daniel Solon, focou suas atividades de campanha na visita à zona rural da cidade. Ele visitou o assentamento Nossa Vitória, localizado na região da Usina Santana. No local, conversou com assentados e falou de sua proposta de gestão, que é a de atacar o latifúndio e estimular a criação de novos assentamentos de reforma agrária em Teresina e incentivar a produção da agricultura familiar.  “Quase tudo que chega à mesa dos teresinenses vem de outros estados brasileiros. Criar assentamentos e investir na agricultura familiar é a solução para que tenhamos melhores alimentos e com menores preços abastecendo nossos lares”, declarou Daniel Solon.

No assentamento, Daniel Solon ouviu as queixas das mulheres trabalhadoras rurais sobre o crédito "Apoio Mulher", um benefício destinado às atividades produtivas como a criação de pequenos animais, mas que nunca foi aplicado no assentamento, mesmo depois de todas as exigências cumpridas pelas trabalhadoras.

O projeto de fábrica de beneficiamento de mandioca, que foi elaborado pelos assentados, nunca saiu do papel por falta de apoio do governo federal. “Infelizmente a agricultura familiar no Brasil não recebe o mesmo tratamento que os ‘grandes’ do agronegócio, para quem nunca falta dinheiro farto, com juros de pai para filho, e muitas isenções de impostos e perdões de dívidas”, afirmou.

O candidato visitou também o mercado do bairro Mafuá, na zona norte de Teresina. Lá ouviu reclamações sobre o alto preço dos alimentos,o que reforça a necessidade urgente de estimular a produção local de frutas e verduras, além de leite e carne.

Da Redaçãoredacao@cidadeverde.com