Vereadora Cida propõe que ônibus tenham ar condicionado em Teresina

A vereadora Cida Santiago (PHS) apresentou nessa quinta-feira (10) um projeto de Lei determinando a obrigatoriedade da inclusão de ar condicionados no Transporte Público de Teresina em sessão da Câmara Municipal de Teresina.

Justificando a proposição, ela falou que é uma necessidade veemente para a capital que é tão quente. Motivada pelo exemplo da cidade de Timon, ela apresentou o projeto por acreditar que se a cidade vizinha teve condições de alocar empresas para disponibilizarem o serviço, em Teresina também é possível que aconteça.

“A gente sabe que com o nosso clima não tem mais como a população ficar pegando ônibus sem refrigeração, enquanto nos carros, as pessoas andam normalmente com o ar condicionado ligado, por necessidade. Teresina precisa de um transporte com ar refrigrado. Esta é uma reivindicação do povo e espero que a Prefeitura já esteja se mobilizando para essa questão que queremos legalizar”, defendeu a vereadora.

Ela argumenta que o empresário é quem não quer incluir esse sistema porque para ele é muito cômodo e menos oneroso, mas que não pensa que as pessoas já têm que esperar por um ônibus debaixo de um sol escaldante nas paradas sem estrutura da capital. Também alerta que a Lei Orgânica do Município já prevê recursos para tal solução.   “O Artigo 20 da Lei orgânica do Município, tem sanção para legislar sobre as metas de competência do município, como por exemplo a de inclusão de condicionadores de ar nos ônibus. O que estamos fazendo é o possível e de nossa competência como legislador, exigindo o que é próprio nosso e representando a população que merece um transporte coletivo que é público, mas que é comandado pelo privado. O que falta fazer é legislar sobre tudo que já está na Lei, exigindo, cobrando, pois o que nós queremos é melhoria”, destaca. 

Segundo a vereadora, caso seja aprovada, a sua proposta determina o prazo de um ano para que os ônibus se adequem à obrigatoriedade, e se não cumprirem vão ter que arcar com o que está previsto na Lei, e que caso não cumpram, serão aplicadas multas às concessionárias do transporte público. A vereadora não apresentou os valores das multas.  

“A gente precisa oferecer o bem, o melhor para o nosso povo. Eu já andei muito de ônibus, hoje ando em carro com ar condicionado, então eu sei o quanto é ruim já ter que andar de ônibus e ainda mais morrendo de calor, até porque sei a diferença que é estar em um carro com ar. Por isso mesmo penso no melhor para a população, finalizou.   

Lyza Freitas redacao@cidadeverde.com