Cidade Viva divulga Setembro Dourado; movimento combate câncer infantojuvenil

Nesta quinta(24), o Cidade Viva recebeu a coordenadora do projeto Alertar da Rede Feminina de Combate ao Câncer, Tânia Cardoso, que veio ao programa falar sobre o Setembro Dourado, um movimento de conscientização sobre o câncer infantojuvenil.

A coordenadora divulgou os Jogos pela Vida, uma ação lúdica e educativa, que faz parte da programação do Setembro Dourado. Os jogos acontecerão na Potycabana, a partir das cinco da tarde, no sábado, 26 de setembro, dia D do Movimento.

Durante os Jogos pela Vida vão acontecer competições de futebol, basquete, badminton e um campeonato de queimada. O evento contará com a participação de crianças e jovens de escolas particulares e públicas, além de escolinhas de esporte.

Tânia Cardoso lembrou também outras atividades realizadas pela Rede durante o Setembro Dourado, como a iluminação da ponte estaiada com a cor dourada de 1º a 20 deste mês e a panfletagem na avenida Raul Lopes, onde foram distribuídos folderes educativos sobre o câncer infantojuvenil e broches com o lacinho dourado, símbolo da campanha.

O câncer infantojuvenil  afeta pessoas na faixa etária de um a 18 anos. O tipo mais comum é a leucemia. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer(Inca), em 2015, mais de 11 mil novos casos de câncer nessa faixa etária serão diagnosticados no Brasil. No Nordeste serão mais de três mil.

Marcelo Lopes

marcelolopes@cidadeverde.com