Com abertura de janela, cinco vereadores devem mudar de sigla em Teresina

Na semana passada, o Congresso Nacional promulgou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) conhecida como “janela partidária”. A emenda 182/2007 traz a possibilidade de os candidatos às eleições deste ano, que exercem mandatos de deputados ou vereadores, mudarem de legenda. A decisão dá um período de 30 dias após a promulgação, para que os políticos mudem de partido sem que haja punição por parte da Justiça Eleitoral e “sem prejuízo do mandato”.

Em Teresina, alguns vereadores devem mudar de partido agora. Já é certa a saída de Teresinha Medeiros (do PPS para PSL), Luís André (PPS para PSL), do Ricardo Bandeira (PSDC para PSL). Celene Fernandes (Solidariedade) também deve ir para o PSL e Tiago Vasconselos (PSB) também deve migrar, só que ainda não anunciou o novo partido.

O vereador Luís André confirmou sua saída do PPS nesta segunda-feira (22) para o Partido Social Liberal. Ele informou que sua filiação ao PSL será no dia 4 de março, na Câmara de Teresina e que vai se candidatar à reeleição pelo novo partido.

“Com relação ao PPS, nós vamos sair do partido deixando amizades, com a certeza de termos contribuído, ajudado o partido. Minha filiação foi de mais de três anos, mas deu o que tinha que dar. Sobre a expulsão, não houve nada oficial, mas chegamos a um entendimento e eu resolvi sair. Mas eu me dou bem com o Zé Filho e com o Celso Daniel, que são da direção do PPS.mas deu o que tinha que partido”, destacou.

Luís André informou que a filiação vai acontecer junto com a de outros parlamentares, como Teresinha Medeiros e Ricardo Bandeira. O vereador também disse que haverá a filiação do secretário de Esportes de Teresina e suplente de vereador Galba Coelho e do ex-vereador Renato Berger (PSDB).  

“Sou candidato à reeleição, mas agora o que nós queremos é fortalecer o PSL em Teresina, para ter uma chapa competitiva e apoiar o prefeito Firmino Filho”, declarou o parlamentar.

 

Lyza Freitas redacao@cidadeverde.com