Conselho Estadual de Cultura doa livros e instala biblioteca na Vila Jerusalém

Os membros do Conselho Estadual de Cultura uniram-se ao projeto social implementado pelo artista grafiteiro Washington Gabriel, o W.G, na Vila Jerusalém, e doaram, nesta semana, livros para a comunidade localizada na zona Sul de Teresina. O objetivo da ação é instalar uma biblioteca na região, onde os moradores tenham acesso à leitura. 

A intervenção social de W.G na Vila Jerusalém consiste na pintura dos rostos dos moradores da comunidade em paredes (painéis), dando a eles representatividade. Os muros das casas se transformam em telas onde o grafiteiro pinta a fisionomia dos que moram na região . 

 “A ideia é entrar na comunidade, pintar os moradores e fazer eles se verem. Eles são muitos receptivos. É preciso que acabe esse estigma de que a Vila é o lugar mais violento da cidade porque não é”, defende W.G.

Jamaica, um dos primeiros moradores da Vila a ser pintado por W.G, analisa o trabalho do grafiteiro como uma “homenagem”. “Me sinto honrado”, declara. 

O presidente do Conselho, professor e escritor Cineas Santos, considera que a doação de livros é um gesto que tem mais valor simbólico que afetivo. “É só um jeito de dizermos àquela gente esquecida: nós nos importamos com vocês. Aonde chegam livros chega alguma esperança”, disse Cineas. 

Além de Cineas, participaram da doação João Vasconcelos, o também professor Wilson Seraine, dentre outros membros da entidade de Cultura. 

Os livros doados pelo Conselho foram levados para a casa de dois moradores da região, pois o prédio da Associação de Moradores está deteriorado. 

Izabella Pimentel (com informações da TV Cidade Verde) Especial para o cidadeverde.com  redacao@cidadeverde.com