No Dia D contra a dengue, governo comemora redução de 30% na doença

O governador Wellington Dias comemorou a redução de 30% nos casos de dengue no Piauí, quando comparados os anos de 2015 e 2016. Wellington participa, na manhã desta sexta-feira (2), do dia D de combate à dengue, que está sendo realizado na praça do Poti Velho, zona Norte de Teresina.

Ele destacou a importância da população no combate ao mosquito Aedes aegypti, que transmite a doença. 

"Este ano de 2016 estamos comemorando uma redução de 30% quanto a 2015, em que também obtivemos êxito. O objetivo é entrar o ciclo para 2017 com uma nova queda e melhor prevenção da doença. Esse é um trabalho não só dos governos, mas de todas as pessoas", disse. 

Wellington ressaltou que está iniciando o período chuvoso no Piauí e essa também é a época do ano em que os insetos se reproduzem com maior rapidez. 

"Por isso é também muito importante que todos nós evitemos a acumulação de lixo, o acúmulo de água em diversos reservatórios e se em algum instante for localizada a existência de um criadouro de mosquito, é preciso informar os órgãos competentes para que compareçam ao local de risco". 

A solenidade de hoje contou com a presença do prefeito de Teresina, Firmino Filho. Do secretário de governo do estado, Merlong Solano. Do presidente da Fundação Nacional de Saúde, Henrique Pires. E da tropa do exército brasileiro, que está atuando no combate aos criadouros do mosquito. 

Firmino também comentou que, devido ao ciclo chuvoso que se aproxima, deve ser fortalecido o planejamento no combate ao mosquito, que tem trazido muitas doenças para a população, não apenas a dengue, mas também a Chikungunya e a Zika. Nos últimos tempos, Firmino disse que a população precisou aprender a conviver com esse mosquito. 

"Combatendo o Aedes, os resultados aparecem e as vidas são preservadas", disse. 

Na manhã de hoje também foram entregues veículos que atuarão na campanha contra a doença, além de 20 mil kits educativos, compostos por jogos, cartilhas e quadrinhos, para orientar os alunos da rede pública na luta contra o mosquito. 

 

Carlienne Carpaso (Flash) Maria Romero (Redação) redacao@cidadeverde.com