Pastor Gouveia recebe título de cidadão piauiense por trabalho na Casa do Oleiro

Recebeu o título de cidadão piauiense, nesta quinta, na Assembleia Legislativa do Piauí, o pastor José Gouveia de Oliveira, 49 anos, por todo o trabalho social que desempenha a frente da Casa do Oleiro, instituição que trata de pessoas dependentes de álcool e drogas. Ele é natura do Pará. 

Atualmente, a Casa do Oleiro atende mais de 200 mulheres e homens, incluindo adolescentes. Eles ficam hospedadas no local durante um período mínimo de seis meses para a realização de um tratamento - com acompanhamento religioso - contra o uso de álcool e entorpecentes.

O pastor José Gouveia comentou que a maioria dos dependentes conseguem ser ressocialização.  Ele também já dependente químico, por 24 anos, quando começou um tratamento no projeto Resgate em Imperatriz, no Maranhão.

"Eu sou muito grato a Deus por conseguir desempenhar esse trabalho na Casa do Oleiro porque na vida a gente tem a possibilidade de avançar e, com esse trabalho, nós podemos ajudar pessoas que necessitam. Eu me sinto com a responsabilidade redobrada recebendo esse título, nem sei se mereço, mas o fato é que ele me incentiva a continuar desenvolvendo esse projeto, que é um ambiente fértil para o trabalho". 

Toda a família do pastor está envolvida com esse projeto. A homenagem foi proposta pelo deputado Francis Lopes (PRP), que destacou o trabalho desempenhado pelo pastor: "é magnífico", diz o deputado.

"Ao conhecer o trabalho da  Casa mais de perto, que é um trabalho integrado pude ver que é comovente. O qual ele se dedica junto com a sua família para reintegrar essas pessoas à sociedade, com uma formação de caráter espiritual, pois lá eles ensinam a bíblia", comentou Francis Lopes.

Para o deputado,  o índice de reincidência no uso de drogas dos internos atendidos na instituição é um dos menores do Brasil.  Ele disse ainda que um dos objetivos do pastos é expandir o projeto para o sul do Piauí, ampliando o atendimento aos adolescentes. 

 

Flash Lyza Freitas redacao@cidadeverde.com