Brasileiros compram 170 milhões de cápsulas para emagrecer

A Organização Mundial de Saúde (OMS) apontou o Brasil como o país onde mais se consome remédios para emagrecer. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), 170 milhões de cápsulas de remédios para emagrecer foram vendidos até julho deste ano, somente nas farmácias de manipulação.

O controle on line da venda de medicamentos, que foi implantado em abril, revela abusos na prescrição dos remédios. Goiás é proporcionalmente o estado onde mais se vende o antidepressivo Fluoxetina e os emagrecedores tarja preta derivados de anfetamina Anfepramona e Femproporex. São Paulo fica em 2º lugar. Esses medicamentos, que também são vendidos livremente pela Internet, podem provocar dependência e até levar à morte.  

?A Anvisa já está exigindo que os médicos se cuidem que não sejam tão generosos em oferecer esse tipo de receitas, mas [o número] continua bastante alto quando comparamos com outras partes do mundo?, avalia o representante do escritório ONU, Giovanni Quaglia.

A coordenadora da Anvisa, Marcia Gonçalves, afirmou que a Agência vai aumentar a fiscalização, juntamente com a Polícia Federal, para coibir o uso abusivo dos produtos.   Fonte: G1 redacao@cidadeverde.com
Tags: