Polícia unificará delegacias e terá "flagrante inteligente"

Fotos: Yala Sena/Cidadeverde.com James Guerra anunciou novidades na Polícia Civil   Durante treinamento de policiais na Academia de Policia Civil nesta quarta-feira (22), o delegado geral James Guerra convocou delegados distritais e anunciou as mudanças que serão feitas a partir dos próximos dias. Entre as novidades, estão a unificação das delegacias especializadas em um único prédio e a adoção de um sistema de banco de dados, que fará o chamado "flagrante inteligente". A meta maior, no entanto, é a redução de presos na celas de distritos. Clique ► e veja o vídeo   James afirmou que a partir de novembro quer que cada delegacia reduza o número de presos para no máximo dois. Quando ele assumiu a delegacia geral de Polícia Civil, eram 14 por distrito. "O ideal seria nível zero de presos, mas isso é inviável. O tolerável é ter 40 presos nos distritos", disse James, que quer ver seus agentes concentrados em investigações, e não vigiando detentos.

O delegado geral ainda anunciou a desativação de quatro delegacias: Idoso, Trânsito, Mulher e Minorias, que serão sediadas em um único prédio, a Central Cidadã. O local tem quatro andares e fica na rua 24 de janeiro, Centro. O novo espaço será inaugurado ainda neste ano e vão funcionar de 8h às 18h, com plantão para as demandas da madrugada. Essas delegacias, assim como as demais, devem dispor de 50 carros e 50 motos novos adquiridos pelo Estado.     Um anúncio importante foi a instalação do Sistema Acis, que proporcionará o "flagrante inteligente". James descreveu o sistema como um "super banco de dados" de impressões digitais, que guardará informações dos criminosos, área de atuação, e policial que efetuou a prisão. Com o Acis, a polícia quer fazer o mapa dos crimes de Teresina, verificar os distritos com maior demanda e o policial que mais trabalha. O Acis será implantado em nível federal em breve.   Outra medida serão as reformas no sistema panorâmico. Depois de melhorar as estruturas do 1º, 2º, 4º, 8º, 11º e 12º distritos policiais, a Polícia Civil quer agora fazer com que as áreas administrativas sejam todas abertas, separadas por vidro. Além disso, James promete enxugar o quadro das delegacias, mas em tirar a chefia ou a gratificação de ninguém. Tudo isso sem contar a Central Única de Flagrantes, que será inaugurada no Centro ainda neste ano.

Vilma quer mandar presas para penitenciáriaA titular da delegacia da Mulher, Vilma Alves, questionou James Guerra sobre os presos de sua área, já que a Central Cidadã não terá celas. Ela sugeriu que as detentas sigam direto para a penitenciária feminina, que dispõe de vagas. O delegado prometeu discutir o assunto com a secretaria de Justiça. Já Kátia Esteves, das Minorias, questionou o acesso de deficientes físicos no prédio. James disse que haverá um espaço no térreo, para onde o delegado deverá se deslocar.   Yala Sena (flash da Acadepol)Fábio Lima (da Redação)redacao@cidadeverde.com
Tags: