Cidadeverde.com

Polícia unificará delegacias e terá "flagrante inteligente"

Imprimir
Fotos: Yala Sena/Cidadeverde.com
James Guerra anunciou novidades na Polícia Civil
 
Durante treinamento de policiais na Academia de Policia Civil nesta quarta-feira (22), o delegado geral James Guerra convocou delegados distritais e anunciou as mudanças que serão feitas a partir dos próximos dias. Entre as novidades, estão a unificação das delegacias especializadas em um único prédio e a adoção de um sistema de banco de dados, que fará o chamado "flagrante inteligente". A meta maior, no entanto, é a redução de presos na celas de distritos.


Clique ► e veja o vídeo
 
James afirmou que a partir de novembro quer que cada delegacia reduza o número de presos para no máximo dois. Quando ele assumiu a delegacia geral de Polícia Civil, eram 14 por distrito. "O ideal seria nível zero de presos, mas isso é inviável. O tolerável é ter 40 presos nos distritos", disse James, que quer ver seus agentes concentrados em investigações, e não vigiando detentos.

O delegado geral ainda anunciou a desativação de quatro delegacias: Idoso, Trânsito, Mulher e Minorias, que serão sediadas em um único prédio, a Central Cidadã. O local tem quatro andares e fica na rua 24 de janeiro, Centro. O novo espaço será inaugurado ainda neste ano e vão funcionar de 8h às 18h, com plantão para as demandas da madrugada. Essas delegacias, assim como as demais, devem dispor de 50 carros e 50 motos novos adquiridos pelo Estado.
 
 
Um anúncio importante foi a instalação do Sistema Acis, que proporcionará o "flagrante inteligente". James descreveu o sistema como um "super banco de dados" de impressões digitais, que guardará informações dos criminosos, área de atuação, e policial que efetuou a prisão. Com o Acis, a polícia quer fazer o mapa dos crimes de Teresina, verificar os distritos com maior demanda e o policial que mais trabalha. O Acis será implantado em nível federal em breve.
 
Outra medida serão as reformas no sistema panorâmico. Depois de melhorar as estruturas do 1º, 2º, 4º, 8º, 11º e 12º distritos policiais, a Polícia Civil quer agora fazer com que as áreas administrativas sejam todas abertas, separadas por vidro. Além disso, James promete enxugar o quadro das delegacias, mas em tirar a chefia ou a gratificação de ninguém. Tudo isso sem contar a Central Única de Flagrantes, que será inaugurada no Centro ainda neste ano.

Vilma quer mandar presas para penitenciária
A titular da delegacia da Mulher, Vilma Alves, questionou James Guerra sobre os presos de sua área, já que a Central Cidadã não terá celas. Ela sugeriu que as detentas sigam direto para a penitenciária feminina, que dispõe de vagas. O delegado prometeu discutir o assunto com a secretaria de Justiça. Já Kátia Esteves, das Minorias, questionou o acesso de deficientes físicos no prédio. James disse que haverá um espaço no térreo, para onde o delegado deverá se deslocar.
 
Yala Sena (flash da Acadepol)
Fábio Lima (da Redação)
[email protected]
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: