Infarto fulminante: conheça os sintomas e previna-se

O cardiologista Paulo Márcio participou de entrevista no Jornal do Piauí desta quinta-feira (15) onde explicou sintomas, tratamento e formas de evitar.  Mas afinal, como saber se a pessoa está prestes a sofrer um infarto?

Segundo o cardiologista, o coração costuma dar sinais de que algo não está bem. "O infarto nada mais é que o entupimento de uma veia do coração. Ele pode ter várias causas, mas em geral a gordura se expõe ao sangue e aí coagula entupindo a veia", explica.

O médico alerta ainda que no Brasil hoje 350 mil pessoas morrem por infarto. A cada 50 segundos uma pessoa morre de doença cardiovascular no Brasil. "Essa doença tem jeito, tem tratamento e tem prevenção", pontuou.

O médico lembra que, como o coração está localizado numa posição central dentro do corpo humano, durante o infarto as sensações costumam ser variadas e "confusas".

Prevenção

Algumas medidas preventivas contra a Angina podem ser tomadas em seu dia a dia:

Parar de fumar, caso o faça; Manter sempre um peso saudável; Controlar a diabetes; Evitar exagerar nas refeições; Evitar o estresse através de técnicas sugeridas pelo seu médico; Ter uma dieta saudável e rica em grãos integrais, frutas e legumes; Começar a prática de exercícios.

Rayldo Pereira rayldopereira@cidadeverde.com