Profissionais de Educação Física e donos de academias chegam a consenso durante audiência

A Comissão de Educação, Saúde e Cultura reuniu em Audiência Pública,  os profissionais da área de Educação Física e empresários de academias para discutir a cobrança dos estabelecimentos a personal trainers pelo uso do espaço, a proposta foi realizada pelo deputado estadual Marden Menezes (PSDB).

O presidente do Conselho Regional de Educação Física - CREFI, Danis Queiroz, junto com profissionais da área reclamam que mesmo os clientes pagando a mensalidade, eles são cobrados pelas academias e que essa taxa varia conforme o local. “Nós defendemos um consenso e propomos uma normatização, padronizando em contrato entre as partes. Na verdade, o personal está lá atendendo um cliente não só dele, mas também da academia. A nossa briga é para que não haja a exploração desses profissionais e dos clientes”, enfatizou.

Já os empresários de academias defendem a necessidade da lucratividade e dizem que a isenção compromete as finanças dos empreendimentos. “Nós vamos defender o direito de propriedade. Cada empreendimento tem um plano de negócios que calcula a ocupação do espaço físico e equipamentos”, falou o presidente do Sindicato das Academias do Piauí, Álvaro Moreira.

O representante da Associação Brasileira das Academias - ACADI, Mário Duarte também defendeu os empresários, em relação aos gastos e investimentos. “Você não pode interferir nos negócios dos outros e quem cria o mercado para os profissionais são as academias, que serve como uma vitrine para eles, ali eles podem conquistar mais clientes. ”, disse.

Ao final da audiência houve um consenso em relação ao projeto de que a cobrança pode acontecer, mas que será estabelecido um percentual de acordo com a quantidade de alunos de cada profissional. “É uma matéria de interesse da sociedade e esse debate é importante para chegarmos a um consenso. Nós não estamos querendo prejudicar ninguém, e sim valorizar os profissionais de educação física do Estado. ”, concluiu Marden Menezes.

redação@cidadeverde.com