Brasil estreia na Copa do Mundo e piauienses estão na torcida pelo hexa

Atualizada às 17h18

Quatro anos após a derrota nas semifinais na Copa do Mundo de 2014, a seleção brasileira inicia uma nova busca pelo hexacampeonato mundial, neste domingo (17). O primeiro desafio dos brasileiros na Copa da Rússia, na Arena Rostov, contra a Suíça. A partida começou às 15 horas (horário de Brasília). O jogo terminou com o placar empatado: 1 a 1. 

No Piauí, os torcedores se reuniram em restaurantes, bares, shoppings ou na casa de familiares e amigos para acompanhrem a estreia do Brasil no Mundial. A expectativa é que neste ano o tão sonhado hecampeonato aconteça. 

Na casa da contadora Vanessa Lira, cerca de 30 pessoas da família se reuniram para acompanhar o jogo. Segundo ela, essa é uma tradição familiar que já se repete há várias Copas. 

“A nossa expectativa é por uma goleada. A família toda se reúne. Já fazemos isso há muitas Copas. É tradição”, afirma. No bairo Saci, na zona Sul de Teresina, foi montado um Centro Integrado de Segurança Pública que reforçará o policiamento na região durante os jogos do Brasil na Copa do Mundo. O local costuma atrair grande público. Vanessa é uma das moradoras do bairro. No local, todo ano de Copa há uma concentração de torcedores, em uma festa que já é tradicional. Ela afirma dependendo do placar do jogo, eles podem acompanhar a festa na avenida. Brasil x Suíça

As duas equipes vêm de vitórias em amistosos preparatórios para o Mundial. O time do técnico Tite venceu a Rússia (3 x 0), Alemanha (1 x 0), Croácia (2 x 0) e Áustria (3 x 0). Os suíços não perdem há seis jogos. Em um deles, seguraram um empate de 1 x 1 contra a Espanha (considerada uma das favoritas ao título do Mundial), no início de junho.

No treino da última sexta-feira (15), Tite confirmou o time titular. Será o mesmo que iniciou o jogo contra a Áustria. O Brasil deverá ir a campo com Alisson, Danilo, Thiago Silva, Miranda, Marcelo, Casemiro, Paulinho, Philippe Coutinho, Willian, Neymar e Gabriel Jesus.

Para tentar surpreender o Brasil, a equipe do técnico Vladimir Petkcovic deve explorar a roubada de bola para puxar contra-ataques. Os destaques do time são o o volante Xhaka (Arsenal - ING), os laterais Lichtsteiner (Arsenal – ING) e Ricardo Rodríguez (Milan - ITA), além de Shaquiri (Stoke City – ING) e Seferovic (Benfica – POR) – responsáveis pela parte ofensiva da equipe.

 

Carlienne Carpaso e Lídia Brito Com informações da Agência Brasil  redacao@cidadeverde.com