Pagamento referente a abril deve ser finalizado nesta semana, diz diretora do IASPI

 

Diante das recentes suspensão de atendimento do plano Plamta/Iaspi Saúde por parte dos hospitais e clínicas, a diretora do Iaspi (Instituto de Assistência e Previdência do Piauí), Daniele Aita, anunciou que o pagamento referente ao mês de abril deverá ser finalizado até esta semana.

A informação foi dada em entrevista no Jornal do Piauí desta segunda-feira (16). Além da promessa de pagamento, a diretora também anunciou a atualização de alguns termos contratuais, já que alguns serviços prestados pelas clínicas não são reconhecidos pelas auditorias realizadas pelo instituto.

No impasse, hospitais e clínicas suspenderam, novamente, os atendimentos pelo Plamta/Iaspi Saúde até que a questão seja resolvida. Somente casos de urgência e emergência estão sendo atendidos.

"É possível que a gente consiga finalizar isso nos próximos dias, até mesmo porque o pagamento de abril está aberto e deve ser finalizado essa semana. Antes até do prazo que a Sefaz deu inicialmente", disse Daniele.

No plano de ações que deverá ser apresentado ao Ministério Público do Estado deverá constar a atualização das regras contratuais, o que, segundo a diretora, visa dar mais transparência na relação do Iaspi com os hospitais e clínicas.

"Vamos organizar, editar todas essas regras dentro do regulamento e tornar mais transparente o diálogo com o Sindhospi. Desde o inicio mantemos o diálogo aberto com a rede credenciada, estamos buscando a recontratualização da rede inclusive para atualizar algumas questões contratuais", disse a diretora.

O instituto deve repassar para os hospitais e clínicas um montante que gira em torno dos R$ 40 milhões, referentes aos meses de abril e maio. Diante do impasse, o MPPI propôs entrar com ação para sequestrar R$ 40 milhões da conta única do Estado para garantir o pagamento dos hospitais.

Foto: Catharina Malheiros

Rodrigo Antunes redacao@cidadeverde.com