Chesf deixa de executar Luz para Todos nas cidades do Piauí

A Chesf (Companhia Hidro Elétrica do São Francisco) não irá mais executar o programa “Luz para Todos” no Piauí. A informação foi confirmada hoje pelo gerente Regional da companhia no Piauí, Airton Freitas Feitosa.

No Estado, a Chesf iria receber do governo federal cerca de R$ 300 milhões para acelerar o programa, que está atrasado no Piauí. Por decisão da Eletrobrás, a companhia deixou de executar o programa.

“É uma decisão da Eletrobrás. A Chesf  ficará na coordenação e não mais na execução do programa”, afirmou Airton Feitosa.

O “Luz para Todos” não alcançou as metas pré-determinadas no Estado e gerou críticas por parte da população e dos parlamentares. A partir de agora somente a Cepisa (Companhia Energética do Piauí) executará as obras.   Mesmo com dinheiro em caixa, a Chesf estava proibida de investir no programa, devido impasse judicial em Recife (PE). A ação, impetrada pela empresa G.B. Engenharia, de Teresina, emperra o programa há quase um ano, enquanto famílias piauienses vivem no escuro.   O governo federal liberou recursos para a Chesf fazer 53 mil ligações no Estado. Alegando "vício" e direcionamento, a empresa G. B Engenharia contestou o processo licitatório, o que levou a paralisação do programa por parte da Chesf.  

Flash Yala Senayalasena@cidadeverde.com

Tags: