Alunos e professores da Uespi realizam manifestação nesta quarta (10)

Foto: ADCESP

Na quarta semana de greve e sem uma resposta oficial do governo, professores e estudantes da Universidade Estadual do Piauí realizam nesta quarta-feira (10) a Marcha Em Defesa da Uespi. A manifestação começará às 8h na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) e seguirá até o Palácio de Karnak, no centro de Teresina.

Caravanas de alunos e professores dos campi da região Sul como São Raimundo Nonato, Uruçuí, Floriano, Oeiras e Picos confirmaram presença. Além da comunidade dos três campi da universidade em Teresina, grupos dos campi de Campo Maior, Parnaíba e Piripiri também participarão da marcha. 

A coordenadora geral da Associação de Docentes da Uespi (Adcesp), Rosângela Assunção, explica que a atividade pretende chamar a atenção da população. 

“Fazer com que a sociedade perceba que a UESPI é de toda a comunidade do Piauí, não só dos professores e dos alunos. A universidade está sem condições de funcionamento. Sem professores para ministrar disciplinas, sem recursos para manter os campi, sem material de limpeza, os terceirizados sem receber salários e os estudantes sem receberem suas bolsas”, explicou a professora do campus Clóvis Moura, no Dirceu. 

A docente também destaca que a manifestação busca uma resposta oficial da gestão do governador Wellington Dias, que até o momento não se manifestou oficialmente com a categoria nem com a comunidade universitária. “Tivemos uma negociação com o governador mas até agora não recebemos nenhum documento firmando o que foi garantido pelo governo nessa reunião”, alertou Rosângela.

Os professores da Uespi aguardam um posicionamento do governo que deverá ser analisado assembleia da categoria nos próximos dias.

Da Redação redacao@cidadeverde.com