Juiz é acusado de soltar preso com "bilhete" e é afastado pelo Tribunal

Em sessão extraordinária nesta sexta-feira(16), a portas fechadas, o Tribunal de Justiça do Piauí determinou o afastamento do juiz de Campo Maior, José William Veloso Vale, por um prazo de 90 dias.

Por maioria, o pleno do Tribunal recebeu a denuncia protocolada pelo promotor Eloi Júnior contra o juiz José William, que na época era magistrado em Valença.  

Magistrados do TJ estiveram reunidos à portas fechadas

De acordo com a denúncia, o juiz teria comprado uma mesa para o Fórum da cidade de Valença com dinheiro roubado por rapaz que respondia por crime de latrocínio. Outra queixa contra o juiz é que ele teria soltado um preso usando apenas “um bilhete”, escrito de próprio punho, sem qualquer processo de pedido de soltura.

No julgamento, o juiz é denunciado também por conceder guarda provisória envolvendo um menor sem qualquer processo na comarca. Os desembargadores decidiram instaurar processo administrativo disciplinar e em sorteio o desembargador Haroldo Rehem foi escolhido para investigar o “caso Valença”.

Durante a investigação, o juiz José William será afastado por 90 dias, podendo ser prorrogado por mais três meses. 

Ontem, o TJ julgou ações contra seis juízes. O restante diz respeito à morosidade no julgamento dos processos. Um das juízas acusadas é a de Miguel Alves. Dois juízes tiveram a ação anulada, já que a denúncia estava prescritas, duas denúncias foram arquivadas e outra foi retirada de pauta já que o juiz não foi intimado para se defender da acusação.   A reportagem tentou localizar o juiz José William Veloso para que pudesse esclarecer as acusações, mas não obteve sucesso.   Yala Sena yalasena@cidadeverde.com
Tags: